The Insertion of the Tool Balanced Scorecard in the Strategic Planning of a Growing Company: A Case Study in the Company Metadil Metalúrgica Indústria e Comércio Ltda

Autores

  • Rafaela Thomaz Queiroz Univesridade Nove de Julho
  • Antonio Lobosco Universidade Nove de Julho
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida Universidade São Paulo - USP
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.194

Palavras-chave:

Strategic Planning. Balanced Scorecard. Strategic Map. Expanding Small Company.

Resumo

The aim of this study was to analyze how the Balanced Scorecard (BSC) can assist in the building the strategic planning of a small growing company, in order to achieve its strategic targets. For this purpose, it was carried out a study in a small company of the furniture segment, with a view to identify the benefits derived from the use of BSC at the organization. The following departments were analyzed: Human Resources, Marketing/Customers, Finances, and Production, and identified as BSC perspectives, they assisted in meeting the strategic targets of the company. In this study, it was adopted the qualitative methodology, with exploratory and descriptive nature, through case study. By the close analysis of BSC use, it was noticed, that there should be greater interaction among the different areas, with effective acting from HR area, regarding improvement in the company learning and growth, such as training and motivation programs; at the Production section, indicators were created in order to meet the increasing demand; concerning Marketing/Customers section, it was identified, through indicators at customers perspective, their real needs, in order to keep them satisfied with products and services; and, regarding to Finances, indicators were created to manage the investments and the minimization of production costs.

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Biografia do Autor

Rafaela Thomaz Queiroz, Univesridade Nove de Julho

Pós-Graduanda em Administração pela Universidade Nove de Julho.

Antonio Lobosco, Universidade Nove de Julho

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Sao Judas Tadeu (1991) e Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2014), Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) - Linha de Pesquisa Estratégia e Mestrado em Administração de Empresas - Linha de Pesquisa em Marketing pela Universidade Sant´Anna (2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade Nove de Julho. Qualificações profissionais: Profissional com 19 anos de experiência na Área Educacional, ministrando disciplinas nas áreas de Administração e Informática. Atuação como Professor nas disciplinas: Administração Estratégica; Administração de Sistemas de Informação; Política de Negócios; Projetos Empreendedores; Teoria Geral da Administração - TGA; Seminários Avançados de Administração, Planejamento de Marketing; Organização Sistemas e Métodos; Recursos Computacionais; Introdução à Ciência da Computação; Aplicativos WINDOWS, OFFICE. Experiência em Ensino à Distância, na plataforma WEBCT e Moodle, lecionando diversas disciplinas, inclusive gravando Tele-Aulas. Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, Universidade São Paulo - USP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1973), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e Livre-docencia em Administração pela Universidade de São Paulo (2004) . Atualmente é professor associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: administração estratégica, planejamento estratégico, empreendedorismo e inovação.

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2008) com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst - USA (2007). Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2002). Graduado em Administração (2000) e em Ciências da Computação (1996) pela FURB. Especialista em Tecnologia da Informação aplicada à Gestão de Negócios pela FURB/INPG (1999). Pesquisador Bolsista de Produtividade (PQ2/CNPq). Foi Diretor do Mestrado Profissional em Administração: Gestão de Projetos MPA-GP - UNINOVE (2010-2012). Atualmente é Diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA - UNINOVE. Pesquisa nos seguintes temas: Gestão da Pós-Graduação; Gestão Estratégica da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da CAPES; Estratégia em Projetos Educacionais; Administração da Tecnologia da Informação. Participou da elaboração de propostas para implantação de Programas de Mestrado e Doutorado no Sistema APCN da CAPES nas áreas: Administração, Contabilidade, Turismo, Educação, Engenharia, Direito e Saúde. Desde 1999, vem acompanhando programas de Pós-Graduação na avaliação da CAPES, com destaque para os Programas de Mestrado e Doutorado da UNINOVE e Programa de Pós-Graduação em Administração da USP. Participou do desenvolvimento de periódicos científicos no sistema OJS (Open Journal System). Atuou como editor adjunto da Revista de Administração e Inovação RAI (2009-2010). Atualmente atua como Editor Adjunto da Revista de Gestão e Projetos GeP e editor de Seção da Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - RCADM. Atuou como líder de track do ENANPAD e Simpósio/ANPAD nos tracks: "Inovação e Gestão de Projetos" (2010-2012). Participou, em 2010 da Avaliação Trienal (2007-2009) realizada pela CAPES na condição de consultor Ad hoc. Participa de visitas a programas de pós-graduação na área de administração atendendo solicitações da CAPES. Membro do Comitê Organizador do International Academy of Management and Business - IAMB 2014. Coordenador do Consórcio Doutoral da ANPAD - 2014.

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Publicado

2015-06-06

Como Citar

Queiroz, R. T., Lobosco, A., de Almeida, M. I. R., & Maccari, E. A. (2015). The Insertion of the Tool Balanced Scorecard in the Strategic Planning of a Growing Company: A Case Study in the Company Metadil Metalúrgica Indústria e Comércio Ltda. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 7(1), 109. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.194

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