The Insertion of the Tool Balanced Scorecard in the Strategic Planning of a Growing Company: A Case Study in the Company Metadil Metalúrgica Indústria e Comércio Ltda

Authors

  • Rafaela Thomaz Queiroz Univesridade Nove de Julho
  • Antonio Lobosco Universidade Nove de Julho
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida Universidade São Paulo - USP
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.194

Keywords:

Strategic Planning. Balanced Scorecard. Strategic Map. Expanding Small Company.

Abstract

The aim of this study was to analyze how the Balanced Scorecard (BSC) can assist in the building the strategic planning of a small growing company, in order to achieve its strategic targets. For this purpose, it was carried out a study in a small company of the furniture segment, with a view to identify the benefits derived from the use of BSC at the organization. The following departments were analyzed: Human Resources, Marketing/Customers, Finances, and Production, and identified as BSC perspectives, they assisted in meeting the strategic targets of the company. In this study, it was adopted the qualitative methodology, with exploratory and descriptive nature, through case study. By the close analysis of BSC use, it was noticed, that there should be greater interaction among the different areas, with effective acting from HR area, regarding improvement in the company learning and growth, such as training and motivation programs; at the Production section, indicators were created in order to meet the increasing demand; concerning Marketing/Customers section, it was identified, through indicators at customers perspective, their real needs, in order to keep them satisfied with products and services; and, regarding to Finances, indicators were created to manage the investments and the minimization of production costs.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafaela Thomaz Queiroz, Univesridade Nove de Julho

Pós-Graduanda em Administração pela Universidade Nove de Julho.

Antonio Lobosco, Universidade Nove de Julho

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Sao Judas Tadeu (1991) e Doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2014), Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) - Linha de Pesquisa Estratégia e Mestrado em Administração de Empresas - Linha de Pesquisa em Marketing pela Universidade Sant´Anna (2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade Nove de Julho. Qualificações profissionais: Profissional com 19 anos de experiência na Área Educacional, ministrando disciplinas nas áreas de Administração e Informática. Atuação como Professor nas disciplinas: Administração Estratégica; Administração de Sistemas de Informação; Política de Negócios; Projetos Empreendedores; Teoria Geral da Administração - TGA; Seminários Avançados de Administração, Planejamento de Marketing; Organização Sistemas e Métodos; Recursos Computacionais; Introdução à Ciência da Computação; Aplicativos WINDOWS, OFFICE. Experiência em Ensino à Distância, na plataforma WEBCT e Moodle, lecionando diversas disciplinas, inclusive gravando Tele-Aulas. Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso.

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, Universidade São Paulo - USP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1973), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1995) e Livre-docencia em Administração pela Universidade de São Paulo (2004) . Atualmente é professor associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: administração estratégica, planejamento estratégico, empreendedorismo e inovação.

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2008) com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst - USA (2007). Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2002). Graduado em Administração (2000) e em Ciências da Computação (1996) pela FURB. Especialista em Tecnologia da Informação aplicada à Gestão de Negócios pela FURB/INPG (1999). Pesquisador Bolsista de Produtividade (PQ2/CNPq). Foi Diretor do Mestrado Profissional em Administração: Gestão de Projetos MPA-GP - UNINOVE (2010-2012). Atualmente é Diretor do Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA - UNINOVE. Pesquisa nos seguintes temas: Gestão da Pós-Graduação; Gestão Estratégica da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da Pós-Graduação; Sistema de Avaliação da CAPES; Estratégia em Projetos Educacionais; Administração da Tecnologia da Informação. Participou da elaboração de propostas para implantação de Programas de Mestrado e Doutorado no Sistema APCN da CAPES nas áreas: Administração, Contabilidade, Turismo, Educação, Engenharia, Direito e Saúde. Desde 1999, vem acompanhando programas de Pós-Graduação na avaliação da CAPES, com destaque para os Programas de Mestrado e Doutorado da UNINOVE e Programa de Pós-Graduação em Administração da USP. Participou do desenvolvimento de periódicos científicos no sistema OJS (Open Journal System). Atuou como editor adjunto da Revista de Administração e Inovação RAI (2009-2010). Atualmente atua como Editor Adjunto da Revista de Gestão e Projetos GeP e editor de Seção da Revista Eletrônica de Ciência Administrativa - RCADM. Atuou como líder de track do ENANPAD e Simpósio/ANPAD nos tracks: "Inovação e Gestão de Projetos" (2010-2012). Participou, em 2010 da Avaliação Trienal (2007-2009) realizada pela CAPES na condição de consultor Ad hoc. Participa de visitas a programas de pós-graduação na área de administração atendendo solicitações da CAPES. Membro do Comitê Organizador do International Academy of Management and Business - IAMB 2014. Coordenador do Consórcio Doutoral da ANPAD - 2014.

References

ACKOFF, R. L. Planejamento empresarial. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1974.

ALMEIDA, M. I. R. Manual de planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2001.

ANSOFF, H.I. Estratégia empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1977.

BARON, R. J.; SHANE, S. A. Empreendedorismo. Uma visão do Processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

DOSI, G. “The nature of the innovative process”, in Dosi, G.; Soete, L. (orgs.) Technical Change and Economic Theory. Londres: Pinter Publishers, 1988.

FILLION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração. V.34, n.2, p.5-28, abril-junho, 1999.

FISCHMANN, A. A.; ALMEIDA, M. I. R. Planejamento estratégico na prática. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

HAYDEN, C. The handbook of strategic expertise. New York, The Free Press, 1986.

HISRICH, R.D; PETERS, M.P. Entrepreneurship. New York: McGraw Hill, 2002.

HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Strategic management: Competitiveness and globalization. Cincinnati, Ohio: South-Western College Publishing, 2001.

IGARASHI, D. D.D.; IGARASHI, W.; GASPARETTO, V.; MARTINS, K. R. G.; Mapa estratégico e painel de desempenho: um estudo numa empresa da grande Florianópolis. Santa Catarina, 2007.

KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P. The balanced scorecard – measures that drive performance. Harvard Business Review, Boston, v.70, n.1, p.71-79, Jan./Feb. 1992.

KAPLAN, Robert S. & NORTON, David P., A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro, Campus, 1997.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D.P.; Mapas estratégicos. 4 Ed. Rio de Janeiro: campos, 2004.

KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna. Via Litterarum, 2010. LACOMBE, Francisco José Masset. Teoria geral da administração. Saraiva, 2009.

MACCARI, E. A.; LOBOSCO, A.; SOUZA, N.; A importância da Ferramenta Balanced Scorecard para a análise Financeira da empresa – um Estudo de Caso na Empresa Duratex. São Paulo, SEMEAD FEA – USP, 2009.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2010.

___________________; Teoria Geral da Administração. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 23. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, L. M.; PEREZ JR. J. H.; SILVA, C. A. DOS SANTOS. Controladoria estratégica. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Manual de Oslo. (2006). The measurement of scientific and technological activities. Proposed Guidelines for Collecting and Interpreting Technological Innovation Data. European Commission and Eurostat - Manual de Oslo - DIRETRIZES PARA COLETA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS SOBRE INOVAÇÃO. Traduzido pela FINEP, 3ª Ed, 2006.

MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. 2a ed. 4°. reimpressão, São Paulo: Ed. Atlas, 2008.

NIVEN, P. R. Balanced Scorecard Passo-a-Passo: Elevando o Desempenho e Mantendo Resultados. Rio de Janeiro: Ed. Qualitymark, 2007.

OLIVEIRA, D.P.R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 1988.

Porter, Michael. Estratégia competitiva. Elsevier Brasil, 2004.

PRADO, Luiz Carlos Delorme. Globalização: notas sobre um conceito controverso. Encontra-se publicado no site do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: . Acesso em: 09 set. 2011.

ROBBINS, Stephen P. Administração Mudanças e Perspectivas. São Paulo: Saraiva, 6ª tiragem, 2006.

ROCHA, Josilene Martins; DE OLIVEIRA CASARTELLI, Alam. Análise do processo de implantação do Balanced Scorecard (BSC) em uma instituição de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 7, n. 3, p. 268-290, 2014.

ROSA, S. E. S.; CORREA, A. R.; LEMOS, M. L. F.; BARROSO, D.V.; O setor de móveis na atualidade: uma análise preliminar. BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento e Sustentabilidade

RUSS, J. Dicionário de filosofia. São Paulo: Scipione, 1994.

SANTOS, M. O. G.; Mapas estratégicos- Texto de apoio. Évora, 2011. SCATTOLINI, R.; Uso do Balanced Scorecard como direcionador da tecnologia da informação. São Paulo, 2007. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/.../3/.../Renata_Scattolini_Dissertacao_Final.pdf. Acesso em 03/12/2013.

SCHUMPETER, J.A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. Ed. São Paulo, Ed. Nova Cultural Ltda, 1997.

SILVA, Reinaldo Oliveira. Teorias da administração. São Paulo: Editora Pioneira Thomsom Learning, 2001.

SOUZA, Sionésio Correa de; MARINHO, Sidnei Vieira. Planejamento estratégico baseado no balanced scorecard: um estudo de caso aplicado a uma pequena empresa de segurança. Gestão & Planejamento-G&P, v. 15, n. 2, 2014.

STIGLITZ, Joseph E. Globalization and Its Discontents, W.W. Norton & Company, New York, April 2003.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 4ª Ed. – Porto Alegre: Ed. Artmed Editora S/A 2010.

Published

2015-06-06

How to Cite

Queiroz, R. T., Lobosco, A., de Almeida, M. I. R., & Maccari, E. A. (2015). The Insertion of the Tool Balanced Scorecard in the Strategic Planning of a Growing Company: A Case Study in the Company Metadil Metalúrgica Indústria e Comércio Ltda. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 7(1), 109. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i1.194

Similar Articles

<< < 1 2 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)