Cenários prospectivos no brasil para telecom no segmento b2b em 2050
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2023.v15i1.714Palavras-chave:
planejamento estratégico, marketing industrial, cenários prospectivos, telecomunicações, transformação digitalResumo
Objetivo: Apresentar uma abordagem de cenários prospectivos para os próximos 30 anos no segmento B2B para as operadoras de telecomunicações no Brasil.
Método: A pesquisa foi realizada pela abordagem quantitativa semiestruturadas suportadas pelo método Delphi e uso da construção de cenários prospectivos de Schwartz (GBN), sendo realizada com especialistas e gestores do setor segmento de Telecom para B2B.
Originalidade/Relevância: As grandes operadoras de telecom no Brasil, estão atualmente diante de um ambiente de diversas variáveis e complexidades trazidas principalmente por concorrências por novos entrantes de TI, operadoras regionais, novas tecnologias emergentes e o movimento de Transformação Digital. O presente artigo apresentou um exercício viável para apoiar no planejamento estratégico de longo prazo, através de cenários prospectivos, de tal maneira a fornecer subsídios para apoio as decisões de hoje.
Resultados: Através da metodologia de cenários prospectivos se desenvolveu a construção de quatro cenários futuros: 1) Democracia da Info-Inovação, 2) Resistência dos Locais-Especiais, 3) Evolução Big Telco-Tech, 4) Grandes Expansionistas.
Contribuições teóricas/metodológicas: Verificou-se que o uso da metodologia de cenários prospectivos pode ser uma ferramenta para o planejamento estratégico, aplicável diante de condições incertas no horizonte de longo prazo.
Contribuições sociais / para a gestão: A contribuição desse artigo está na entrega de um exercício prático que demostrou como os cenários prospectivos podem ser utilizados como um direcionador para as lideranças das empresas em posições estratégicas e ainda como um guia de ações de longo prazo, para todos os participantes dessa empresa.
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