Empreendedorismo Digital no Setor Bancário Brasileiro: Análise a Partir do Surgimento das Fintechs

Autores

  • Alexandre Rodrigues Pinto Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil)
  • Cristina Dai Prá Martens Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil)
  • Claudia Terezinha kniess Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo, (Brasil) e Universidade São Judas Tadeu - USJT, São Paulo, (Brasil)
  • Bolivar Godinho de Oliveira Filho Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2023.v15i1.753

Palavras-chave:

Instituições bancárias, Empreendedorismo digital, Fintechs, Isomorfismo

Resumo

Objetivo: Analisar as mudanças ocorridas em instituições bancárias brasileiras tradicionais em direção ao empreendedorismo digital, em decorrência do surgimento das fintechs.

Originalidade/Valor: Entender como o empreendedorismo digital é influenciado em instituições bancárias brasileiras tradicionais a partir do surgimento das fintechs.

Métodos: A pesquisa é de natureza qualitativa, com análise de casos múltiplos nas três maiores instituições bancárias brasileiras, a partir de dados coletados por meio de entrevistas e análise de dados secundários.

Resultados: O estudo apresenta um quadro de recursos e fatores de empreendedorismo digital, consolidado na literatura e avaliado na prática, permitindo que as instituições possam compreender como as fintechs influenciam o avanço do empreendedorismo digital no setor bancário.

Conclusões: O estudo evidenciou os fatores que exerceram maior influência sobre o avanço do empreendedorismo digital a partir do surgimento das fintechs sob a ótica do isomorfismo institucional. Observou-se a migração da quase totalidade de produtos e serviços para os meios digitais e, no que se refere à teoria institucional, identificou-se a presença das forças institucionais nas instituições bancárias tradicionais, em movimentos coercitivos, miméticos e normativos.

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Biografia do Autor

Alexandre Rodrigues Pinto, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil)

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE, São Paulo, (Brasil). Professor na Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Cristina Dai Prá Martens, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil)

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/UFRGS, Rio Grande do Sul, (Brasil). Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA, e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos PPGP da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo, (Brasil).

Claudia Terezinha kniess, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo, (Brasil) e Universidade São Judas Tadeu - USJT, São Paulo, (Brasil)

Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Santa Catarina, (Brasil). Professora do Departamento Acadêmico de Administração da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo. Professora do Programa de Pós-graduação  em Engenharia Civil da  Universidade São Judas Tadeu - USJT, São Paulo, (Brasil). 

Bolivar Godinho de Oliveira Filho, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo, (Brasil)

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEAC/USP, São Paulo, (Brasil). Professor do Departamento Acadêmico de Administração da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, São Paulo.

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Publicado

2023-05-17

Como Citar

Rodrigues Pinto, A. ., Dai Prá Martens, C., kniess, C. T., & Godinho de Oliveira Filho, B. (2023). Empreendedorismo Digital no Setor Bancário Brasileiro: Análise a Partir do Surgimento das Fintechs . Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 15(1), e0753. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2023.v15i1.753

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