Um Modelo para Auxiliar na Tomada de Decisão no Domínio de Gestão de Ideias
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2015.v7i2.212Palavras-chave:
Gestão de Inovação, Gestão de Ideias, Ontologia, Análise de AgrupamentosResumo
Diante da competitividade global, inovar tornou-se um desafio para as organizações. A gestão de ideias é parte integrante do processo de inovação e apresenta-se como um fator essencial para obtenção de sucesso do mesmo. Devido ao volume e aos picos repentinos de submissões de ideias, a adequada análise e a destinação de recursos para investimentos são questões importantes a serem tratadas. O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo para a gestão de ideias baseado em ontologia e na análise de agrupamento visando maximizar os recursos para investimentos em ideias. De modo a demonstrar a viabilidade do modelo elaborou-se um conjunto de dados de cinquenta e cinco ideias coletadas a partir do site da empresa Starbucks®. Estas ideias foram então armazenadas em uma ontologia de domínio servindo de subsídio para a análise de agrupamento e a construção de uma base de conhecimento. Como resultado, foram identificados grupos de ideias semelhantes que ao serem analisados promovem um maior potencial de observação e, podem indicar padrões e tendências que auxiliem na tomada de decisão.
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