Criação e Distribuição de Valor na Abordagem de Stakeholders: O que os Funcionários mais Querem?
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i3.588Palavras-chave:
gestão de stakeholders, benefícios, distribuição de valor, satisfação do funcionário, utilidadeResumo
Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre distribuição de valor e a satisfação dos funcionários.
Referencial Teórico: A pesquisa utiliza como lente teórica a teoria dos stakeholders, abordando o conceito de valor e seu impacto no contexto organizacional. Utilizou-se o modelo de valor desenvolvido por Harrison e Wicks (2013).
Método: A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, aplicado em 32 funcionários de uma empresa do setor de agribusiness. Para análise dos dados, foi empregada a técnica de regressão linear simples e múltipla pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO).
Originalidade/Relevância: Este estudo avança na discussão sobre distribuição de valor para os stakeholders e apresenta uma nova relação de mediação entre valor e satisfação dos funcionários.
Resultados: Os resultados indicaram que a variável mais relacionada a satisfação com a empresa é a afiliação, ou seja, quanto mais os funcionários identificam-se com os valores da empresa, maior é a sua satisfação para com ela. Em seguida está a utilidade associada aos custos de oportunidade, destacando que quanto mais os colaboradores percebem ter feito um bom negócio em trabalhar na empresa, em relação aos concorrentes, mais esta pessoa está satisfeita.
Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa apresenta duas contribuições. Primeiro, este estudo contribui para a teoria dos stakeholders ao testar empiricamente o Modelo de Harrison e Wicks (2013) e a relação da distribuição de valor com a satisfação do grupo de stakeholders funcionários. Em segundo lugar, apresenta-se evidências de uma relação de mediação entre os tipos de valor indicados no modelo e a satisfação do funcionário.
Contribuições sociais/para a gestão: O estudo também é importante para os gestores, à medida que orienta acerca de quais valores podem ser mais importantes para a satisfação do grupo de stakeholders funcionário.
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