Marketing de Relacionamento: Perfil da Produção Científica e Agenda de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i2.569Palavras-chave:
Marketing de relacionamento, Relacionamento com o consumidor, Revisão bibliométricaResumo
Objetivo: haja vista a relevância do marketing de relacionamento para as organizações que operam no mercado consumidor (B2C) e a lacuna na literatura no que tange à comparação do cenário de produção nacional com o internacional, o objetivo deste artigo foi mapear o estado da arte recente sobre relacionamento com o consumidor e propor uma agenda de pesquisa
Método: realizou-se uma revisão bibliométrica com 435 artigos publicados entre 2015 e 2019, classificados segundo critérios demográficos, institucionais e metodológicos
Resultados: constatou-se a predominância de artigos empíricos e de natureza quantitativa, além da necessidade de desenvolvimento conceitual para o tema. Há preferência pela aplicação de pesquisas no setor privado, configurando lacuna de pesquisa do tema no que se refere ao setor público
Conclusões: as contribuições residem na apresentação de itinerários de pesquisa, cujo propósito maior é auxiliar o desenvolvimento teórico e empírico do marketing de relacionamento, beneficiando tanto a comunidade acadêmica quanto as organizações
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