Estudo sobre a Influência do Posicionamento de Marca no Desempenho Competitivo das Organizações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2018.v10i3.400

Palavras-chave:

Posicionamento de marca, Desempenho competitivo, Mind share, Market share, Marcas

Resumo

Ter um posicionamento diferenciado é indispensável para a organização sobreviver em alguns mercados altamente competitivos, globalizados e velozes em termos tecnológicos. O posicionamento é considerado um dos elementos-chave na gestão de marketing moderna, porém, o termo posicionamento tem apresentado certa confusão entre profissionais de marketing e acadêmicos. Utilizando o mind share e o market share como variáveis mensuráveis do posicionamento de marca e do desempenho competitivo, respectivamente, o presente trabalho buscou como objetivo principal identificar quanto o posicionamento de marca pode influenciar no desempenho competitivo de uma organização. Para isso, foi utilizada uma abordagem quantitativa em uma desk research longitudinal e aplicou-se a técnica de correlação de Spearman. Não foi possível apontar se o posicionamento de marca é determinante do desempenho competitivo, contudo, concluiu-se que este exerce influência moderada no desempenho da organização, dado que o período analisado apresentou correlação positiva moderada entre as variáveis, indicando que estas movimentam-se na mesma direção e que quanto maior o crescimento de uma variável, maior a probabilidade de ocorrer o mesmo com a outra, contribuindo com estudos anteriores. Este estudo também corrobora na definição e distinção em relação aos conceitos de posicionamento de marca e posicionamento competitivo, além de propor a utilização da identidade como elemento direcionador para a estratégia de posicionamento de marca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aimãn Ibrahim Mourad, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, São Paulo, (Brasil). Editor da Revista Administração em Diálogo - RAD.

Francisco Antonio Serralvo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-Doutorado em Marketing pela Universidad de Santiago de Compostela - USC, (Espanha). Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica - PUC, São Paulo. 

Referências

Aaker, D. A. & Day, G. S. (1974). A dynamic model of relationships among advertising, consumer awareness, attitudes, and behavior. Journal of Applied Psychology, 59(3), 281-286.

Aaker, D. A. (1998). Marcas: brand quity. São Paulo: Elsevier.

Aaker, D. A. (2007). Construindo marcas fortes. Porto Alegre: Bookman.

Aaker, D. A. & Joachimsthaler, E. (2007). Como construir marcas líderes. Porto Alegre: Bookman.

Achenbaun, A. A. (1974). Who says you need research to position a brand? Journal of Advertising, 3(3), 21-24.

Azevedo, M. C. & Costa, H. G. (2001). Métodos para avaliação da postura estratégica. Caderno de Pesquisas em Administração, 8(2), 1-18.

Bainsfair, P. (1990). Create your own context and find a place in the public mind. Compaign, 16 Nov.

Barros, C., Brugger, E., Bertuol, J. & Baggiotto, A. (2014). Campanha institucional Dove: Apaixone-se por você mesma. In Anais do XV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul.

Berry, L. L. (2000). Cultivating Service Brand Equity. Journal of the Academy of Marketing Science, 28(1), 128-137.

Blankson, C. (2001). Some issues about the concept of positioning: an overview. In Atlantic Marketing Association Conference, Portland.

Blankson, C. & Kalafatis, S. P. (1999). Issues and challenges in the positioning of services brands: a review. Journal of Product & Brand Management, 8(2), 106-118.

Brito, R. P. & Brito, L. A. L. (2012). Vantagem competitiva, criação de valor e seus efeitos sobre o desempenho. Revista de Administração de Empresas, 52(1), 70-84.

Buil, I., Martínez, E. & Chernatony, L. (2010). Medición del valor de marca desde un enfoque formative. Cuadernos de Gestión, 10(Especial), 167-196.

Clancy, K. J. (2001) Whatever happened to positioning? v. 14, Aug, Newton. Disponível em: <http://www.brandframe.no/files/Fagartikler1_50/128whateverhappendpositioning.pdf>. Acesso em: 12/04/2016.

Cooper, D. R. & Schindler, P. S. (2011). Métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre, Bookman.

Cravens, D. W. (1994). Strategic Marketing. Illinois: Richard D. Irwin Inc.

Crescitelli, E. & Figueiredo, J. B. (2009). Brand equity evolution: a system dynamics model. Brazilian Administration Review, 6(2), 101-117.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.

Datafolha. (2015) Sobre o Top of mind. Datafolha, São Paulo. Disponível em <http://datafolha.folha.uol.com.br/produtos/topofmind/>. Acesso em 01/09/2016.

DiMingo, E. P. (1988). The fine art of positioning. The Journal of Business Strategy, 9(2), 34-38.

Doyle, P. & Saunders, J. (1985) Market segmentation and positioning in specialized industrial markets. Journal of Marketing, 49(2), 24-32.

Euromonitor. (2015). Research Methodology. Euromonitor International©, 2015. Disponível em <http://www.euromonitor.com/research-methodology-countries-and-consumers>. Acesso em 01/09/2016.

Folha. (2014). Top of mind: Datafolha revela as marcas mais lembradas no Brasil. Folha de S. Paulo, São Paulo. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/topofmind/2014/10/1529283-top-of-mind-datafolha-revela-as-marcas-mais-lembradas-no-brasil.shtml>. Acesso em 01/09/2016.

Fisher, C. (1991). At some papers: loyalty pays. Advertising Age, 62(33), S2-S5.

Gouvêa, M. A., Toledo, G. L. & Filho, L. N. R. (1999). Segmentação de Mercado: procedimento e técnicas o caso de uma empresa de serviços. In Anais do III Seminários em Administração.

Hair, J, F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E. & Tatham, R. L. (2005). Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman.

Hill, R. C., Griffiths, W. E. & Judge, G. G. (2003). Econometria. São Paulo: Saraiva.

Hooley, G. J. & Saunders, J. A. (1996). Posicionamento competitivo. São Paulo: Makron Books.

Hooley, G. J., Saunders, J. A. & Piercy, N. F. (2005) Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Huang, H. (2014). Explorative Study on the Concept of Mind Shares: Confidence, Resistance and Loyalty. Expert Journal of Marketing, 2(1), 15-27.

Keller, K. L. (2003). Strategic brand management. Upper Saddle River: Prentice Hall.

Keller, K. L. & Lehmann, D. R. (2006). Brands and branding: research findings and future priorities. Marketing Science, 25(6), 740-759.

Keller, K. L. & Machado, M. (2006). Gestão estratégica de marcas. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Khauaja, D. M. R. & Prado, K. P. L. A. (2008) Contextualização das marcas. In: Serralvo, F. A. (Org.). Gestão de marcas no contexto brasileiro. São Paulo: Saraiva, p. 11-35.

Kotler, P. (1998). Administração de marketing. São Paulo: Atlas.

Kotler, P. & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Lopes, K. P. & Júnior, M. M. O. (2002). Estratégias de marcas em processos de aquisição – um estudo de caso exploratório na indústria de alimentos. Revista Administração em Diálogo, 4(1), 1-16.

Martínez, E. & Chernatony, L. (2004). The effect of brand extension strategies upon brand image. The Journal of Consumer Marketing, 21(1), 39-50.

McAlexander, J. & Becker, B. (1993). Positioning health care services: yellow pages advertising. Journal of Health Care Marketing, 13(1), 54-58.

Nunes, G. (2002). “Marcas” é o maior ativo das empresas na nova economia. Swisscam Magazine.

Ogilvy, D. (1985). Ogilvy on advertising. London: Ramdon House Inc.

Oliveira, B. (2005). Proposição de um modelo de marketing para o reposicionamento de serviços. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo.

Oliveira, B. & Campomar, M. C. (2007). Revisitando o posicionamento em marketing. Revista de Gestão da USP, 14(1), 41-52.

Oliveira, B. & Gouvêa, M. A. (2012). O relacionamento entre a lembrança da marca e a sua participação de mercado. Revista Pretexto, 13(2), 28-39.

Porter, M. E. (2004). Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Elsevier.

Possas, S. (1999). Concorrência e competitividade: notas sobre estratégia e dinâmica seletiva na economia capitalista. São Paulo: Hucitec.

Ries, A. & Trout, J. (2009). Posicionamento. São Paulo: M. Books do Brasil.

Sampieri, R. H., Collado, C. F. & Lucio, M. P. B. (1991). Metodología de la investigación. Ciudad de México: McGraw-Hill.

Santana, A. C., Carvalho, D. F. & Mendes, F. A. T. (2005). O desempenho competitivo das empresas de polpa de fruta do APL de fruticultura no nordeste paraense. In Anais do XLIII Congresso da SOBER.

Santana, A. C. (2007). Índice de desempenho competitivo das empresas de polpa de frutas do Estado do Pará. Revista de Economia Rural, 45(3), 749-775.

Serralvo, F. A. & Furrier, M. T. (2004). Fundamentos do posicionamento de marcas – uma revisão teórica. In Anais do VII Seminários em Administração.

Stocchi, L. & Fuller, R. (2017) A comparison of brand equity strength across consumer segments and markets. Journal of Product & Brand Management, no prelo, 2017.

Toledo, G. L. & Hemzo, M. A. (1991). O processo de posicionamento e o marketing estratégico. In Anais do XV EnANPAD.

Urban, G. (1975). Perceptor: a model for product positioning. Management Science, 21(8), 858-871.

Veloso, A. R. (2008). Estratégias de segmentação de posicionamento direcionadas para o mercado infantil. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2018-09-02

Como Citar

Mourad, A. I., & Serralvo, F. A. (2018). Estudo sobre a Influência do Posicionamento de Marca no Desempenho Competitivo das Organizações. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 10(3), 427–449. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2018.v10i3.400

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.