Uso de Sistema de Informação Geográfica na Gestão do Marketing Mix: o caso de uma rede de calçados femininos

Autores

  • Rafaela Almeida Cordeiro Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Denise Barbone Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Ricardo Chagas Cruz Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  • Eduardo de Rezende Francisco Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i1.280

Palavras-chave:

Geomarketing. Marketing Mix. Sistema de Informação Geográfica.

Resumo

O caso refere-se a uma rede de lojas de calçado feminino (Rede A) que enfrenta problemas de estoque. A empresa não usa informações sobre clientes e localização do ponto de venda para renovar seu estoque, o que gera diminuição das vendas, excesso de produtos em algumas lojas e ruptura em outras, já que os modelos dos calçados adquiridos chegam a ser superiores (inferiores) à demanda. Assim, o objetivo do trabalho é mostrar como as ferramentas de Sistema de Informação Geográfica (SIG) podem ser aplicadas para solucionar o problema utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Observou-se que a gestão do composto de marketing da Rede A não está alinhada ao seu público alvo e potencial. A análise forneceu insights para ações a serem tomadas em relação ao mix de produtos das lojas, à precificação, à localização dos pontos de venda e ao posicionamento da marca. As contribuições das ferramentas de geomarketing e geoinformação são fundamentais para as decisões de varejo. A técnica de geoprocessamento permite analisar fenômenos e distribuições aplicadas ao marketing na medida em que auxiliam na identificar de padrões, além de utilizar, simultaneamente, inúmeros bancos de dados. Este trabalho contribui para ampliar a discussão sobre as ferramentas SIG na área de marketing e para mostrar como ferramentas e dados gratuitos podem ser fortes aliados ao negócio.

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Biografia do Autor

Rafaela Almeida Cordeiro, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Doutoranda no Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI)

Denise Barbone, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor

Ricardo Chagas Cruz, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor

Eduardo de Rezende Francisco, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Professor do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

Cordeiro, R. A., Barbone, D., Cruz, R. C., & Francisco, E. de R. (2017). Uso de Sistema de Informação Geográfica na Gestão do Marketing Mix: o caso de uma rede de calçados femininos. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 9(1), 95–114. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i1.280

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