UM ESTUDO SOBRE OPEN INNOVATION E SUA RELAÇÃO COM INOVAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v3i2.82</strong>

Autores

  • Marcia Amorim Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Moisés Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luciano Augusto Toledo Universidade PResbiteriana MAckenzie

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2011.v3i2.82

Resumo

Muitas empresas globais proativas às mudanças constantes do mercado, para acessar os ativos complementares, satisfazer os clientes, buscar o crescimento e vantagem competitiva sustentável estão praticando a open innovation, um novo paradigma que utiliza técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de uma rede de inovação colaborativa. Além disso, há estudos que sugerem que a empresa deve ser orientada ao mercado para a inovação ser bem sucedida. Portanto, esta pesquisa procurou contribuir com o corpo científico abordando o novo paradigma de open innovation (Chesbrough, 2003) e a estratégia difundida de orientação para o mercado no âmbito da inovação. Dessa forma, buscou-se verificar se existe correlação positiva entre open innovation, inovação e orientação para o mercado com base nos 3 pilares de Jaworki e Kohli (1993). O estudo empírico foi desenvolvido mediante uma pesquisa quantitativa com aplicação de um questionário em diferentes níveis funcionais das empresas. Para o tratamento dos dados adotou-se a técnica estatística de correlação de Spearman. Os resultados atrelados ao arcabouço teórico demonstraram que a inovação está relacionada com a orientação para o mercado, mas não há uma relação significativa deste com open innovation. Verificou-se também a existência de deficiência na geração e disseminação da inteligência, sendo estes, determinantes para a correlação entre orientação para o mercado e open innovation.

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Publicado

2012-01-20

Como Citar

Santos, M. A., Zilber, M. A., & Toledo, L. A. (2012). UM ESTUDO SOBRE OPEN INNOVATION E SUA RELAÇÃO COM INOVAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO &lt;br&gt;&lt;strong&gt;DOI:10.7444/fsrj.v3i2.82&lt;/strong&gt;. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 3(2), 193–219. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2011.v3i2.82