Cenários prospectivos no brasil para telecom no segmento b2b em 2050

Autores

  • Leonardo Fernandes Coutinho Correia Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP, São Paulo, (Brasil) https://orcid.org/0000-0003-0759-3585
  • Gilberto Sarfati Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP, São Paulo, (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2023.v15i1.714

Palavras-chave:

planejamento estratégico, marketing industrial, cenários prospectivos, telecomunicações, transformação digital

Resumo

Objetivo:  Apresentar uma abordagem de cenários prospectivos para os próximos 30 anos no segmento B2B para as operadoras de telecomunicações no Brasil.

Método: A pesquisa foi realizada pela abordagem quantitativa semiestruturadas suportadas pelo método Delphi e uso da construção de cenários prospectivos de Schwartz (GBN), sendo realizada com especialistas e gestores do setor segmento de Telecom para B2B.

Originalidade/Relevância: As grandes operadoras de telecom no Brasil, estão atualmente diante de um ambiente de diversas variáveis e complexidades trazidas principalmente por concorrências por novos entrantes de TI, operadoras regionais, novas tecnologias emergentes e o movimento de Transformação Digital. O presente artigo apresentou um exercício viável para apoiar no planejamento estratégico de longo prazo, através de cenários prospectivos, de tal maneira a fornecer subsídios para apoio as decisões de hoje.

Resultados: Através da metodologia de cenários prospectivos se desenvolveu a construção de quatro cenários futuros: 1) Democracia da Info-Inovação, 2) Resistência dos Locais-Especiais, 3) Evolução Big Telco-Tech, 4) Grandes Expansionistas.

Contribuições teóricas/metodológicas: Verificou-se que o uso da metodologia de cenários prospectivos pode ser uma ferramenta para o planejamento estratégico, aplicável diante de condições incertas no horizonte de longo prazo.

Contribuições sociais / para a gestão: A contribuição desse artigo está na entrega de um exercício prático que demostrou como os cenários prospectivos podem ser utilizados como um direcionador para as lideranças das empresas em posições estratégicas e ainda como um guia de ações de longo prazo, para todos os participantes dessa empresa.

 

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Biografia do Autor

Leonardo Fernandes Coutinho Correia, Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP, São Paulo, (Brasil)

Mestrado Profissional de Gestão da Competitivade em Varejo pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP, São Paulo, (Brasil).

Gilberto Sarfati, Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP, São Paulo, (Brasil)

Ph.D. pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, (Brasil). Professor Associado de Estratégia e Empreendedorismo. Diretor Associado de Mestrado Especializado e Diretor de Programa para CEOs e C-Levels da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP, São Paulo, (Brasil).

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Publicado

2023-02-23

Como Citar

Correia, L. F. C., & Sarfati, G. (2023). Cenários prospectivos no brasil para telecom no segmento b2b em 2050. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 15(1), e0714. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2023.v15i1.714

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