GESTÃO DE PROJETOS DE TI EM UM GRANDE BANCO BRASILEIRO <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v1i1.7</strong>
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2009.v1i1.7Resumo
O setor financeiro mundial é o que mais tem investido em produtos e serviços apoiado fundamentalmente pela Tecnologia da Informação (TI). Os bancos brasileiros seguem este padrão e têm utilizado a TI de forma intensa, visando aumentar a competitividade. Neste contexto, a gestão de projetos de TI tornou-se fundamental. Neste estudo, objetiva-se identificar as dificuldades da gestão de projetos de TI em um grande banco brasileiro a partir da percepção dos gestores da área de TI e de Negócio. Para tanto, realizou-se um estudo de caso e aplicou-se um questionário semi-estruturado a 10 indivíduos que ocupam cargo de chefia nas áreas mencionadas. Os resultados apontam para a falta de uma cultura de gestão de projetos, que ocasiona: problemas na definição do escopo do projeto de TI; falhas comunicação inter e intra áreas; falta de alinhamento estratégico entre as áreas envolvidas; dificuldade de se ter uma visão global dos projetos; e descasamento entre priorização dos projetos e prazos de entrega.
Palavras-chave: Gestão de Projetos. Tecnologia da Informação. Bancos.
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