O comportamento de compartilhamento do conhecimento em jovens trabalhadores universitários: uma perspectiva durante a covid-19

Autores

  • Andrea Balle Centro Universitário - UniFBV Wyden, Pernambuco, (Brasil)
  • Valéria Soares de Oliveira Centro Universitário - UniFBV Wyden, Pernambuco, (Brasil).
  • Mírian Oliveira Centro Universitário - UniFBV Wyden, Pernambuco, (Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2022.v14i1.651

Palavras-chave:

compartilhamento do conhecimento, Jovens trabalhadores universitários, Home office, Mecanismos para compartilhamento do conhecimento, COVID-19

Resumo

Objetivo: analisar o comportamento de compartilhamento de conhecimento de jovens trabalhadores universitários no cenário de home office da pandemia de COVID-19.

Referencial Teórico: o referencial teórico considera o compartilhamento do conhecimento e seus diferentes mecanismos, influência de equipamentos, regime de trabalho e de diferentes áreas de estudo.

Método: foi realizada uma survey com 295 jovens trabalhadores universitários brasileiros. Os dados foram analisados através de comparação de médias.

Originalidade/Relevância: Jovens trabalhadores universitários lidam com conhecimento em seus estudos e nas organizações. A pandemia trouxe modificações para o trabalho, como o home office, que pode trazer implicações para o compartilhamento do conhecimento.

Resultados: são identificadas diferenças na coleta do conhecimento entre os grupos de pessoas que trabalham na mesma área que estudam e naquelas que não (as que trabalham na mesma área de estudo coletam mais) e na coleta do conhecimento daqueles que utilizam computadores, em comparação com aqueles que utilizam telefones celulares (a coleta é maior no grupo dos computadores).

Contribuições teóricas: O resultado demonstra como o background acadêmico influencia no compartilhamento do conhecimento organizacional. Mostra também que é importante ter o equipamento certo para que o compartilhamento aconteça efetivamente.

Contribuições para a gestão: Os gerentes podem identificar uma oportunidade para oferecer mais espaços de coleta para aqueles que estudam a área e incentivar a doação do conhecimento. Além disso, fica evidente a necessidade de computadores adequados para a efetiva coleta do conhecimento em teletrabalho.

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Biografia do Autor

Andrea Balle, Centro Universitário - UniFBV Wyden, Pernambuco, (Brasil)

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Rio Grande do Sul, (Brasil). Professora Titular do Mestrado Profissional em Gestão Empresarial no Centro Universitário - UniFBV Wyden, Pernambuco, (Brasil).

Valéria Soares de Oliveira, Centro Universitário - UniFBV Wyden, Pernambuco, (Brasil).

Mestra em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário - UniFBV Wyden, Pernambuco, (Brasil).

Mírian Oliveira, Centro Universitário - UniFBV Wyden, Pernambuco, (Brasil).

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PUC, Rio Grande do Sul, (Brasil). Pós-doutorado no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universdade Técnica de Lisboa - ISEG, (Portugal). 

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

Balle, A., Soares de Oliveira, V. ., & Oliveira, M. (2022). O comportamento de compartilhamento do conhecimento em jovens trabalhadores universitários: uma perspectiva durante a covid-19. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 14(1), e0651. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2022.v14i1.651

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