Criação e Distribuição de Valor na Abordagem de Stakeholders: O que os Funcionários mais Querem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i3.588

Palavras-chave:

gestão de stakeholders, benefícios, distribuição de valor, satisfação do funcionário, utilidade

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre distribuição de valor e a satisfação dos funcionários.

Referencial Teórico: A pesquisa utiliza como lente teórica a teoria dos stakeholders, abordando o conceito de valor e seu impacto no contexto organizacional. Utilizou-se o modelo de valor desenvolvido por Harrison e Wicks (2013).

Método: A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, aplicado em 32 funcionários de uma empresa do setor de agribusiness. Para análise dos dados, foi empregada a técnica de regressão linear simples e múltipla pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO).

Originalidade/Relevância: Este estudo avança na discussão sobre distribuição de valor para os stakeholders e apresenta uma nova relação de mediação entre valor e satisfação dos funcionários.

Resultados: Os resultados indicaram que a variável mais relacionada a satisfação com a empresa é a afiliação, ou seja, quanto mais os funcionários identificam-se com os valores da empresa, maior é a sua satisfação para com ela. Em seguida está a utilidade associada aos custos de oportunidade, destacando que quanto mais os colaboradores percebem ter feito um bom negócio em trabalhar na empresa, em relação aos concorrentes, mais esta pessoa está satisfeita.

Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa apresenta duas contribuições. Primeiro, este estudo contribui para a teoria dos stakeholders ao testar empiricamente o Modelo de Harrison e Wicks (2013) e a relação da distribuição de valor com a satisfação do grupo de stakeholders funcionários. Em segundo lugar, apresenta-se evidências de uma relação de mediação entre os tipos de valor indicados no modelo e a satisfação do funcionário.

Contribuições sociais/para a gestão: O estudo também é importante para os gestores, à medida que orienta acerca de quais valores podem ser mais importantes para a satisfação do grupo de stakeholders funcionário.

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Biografia do Autor

Julia Tontini, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul, (Brasil)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul - (Brasil). Professora Substituta de Administração no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFAR, Campus Santa Rosa/RS.

Greici Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul, (Brasil)

Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, (Brasil). Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul, (Brasil).

Fabricio Stocker, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas - FGV/EBAPE, Rio de Janeiro, (Brasil).

Pós-Doutorado pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - FGV/EBAPE, Rio de Janeiro, (Brasil). Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo -  FEA/USP, São Paulo. Professor na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - FGV/EBAPE na graduação tecnológica, MBA e cursos in-company, nas áreas de economia, gestão e administração

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Tontini, J., Sarturi, G., & Stocker, F. (2021). Criação e Distribuição de Valor na Abordagem de Stakeholders: O que os Funcionários mais Querem?. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 13(3), 301–324. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i3.588

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