Empreendedorismo Feminino Sob a Perspectiva da Estratégia como Prática e Teoria Institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2020.v12i3.512

Palavras-chave:

Empreendedorismo Feminino, Estratégia como Prática, Teoria Institucional

Resumo

O objetivo deste trabalho é sugerir uma nova perspectiva teórica nos estudos sobre empreendedorismo feminino, mais especificamente, uma análise do fenômeno sob as perspectivas da Estratégia como Prática e Teoria Institucional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica qualitativa, afim de extrair conceitos que possibilitassem essa análise. Foi feita uma busca nas bases de dados Scielo.Org, Scopus (Elsevier) e Web of Science, onde foram selecionados 28 (vinte e oito) artigos entre nacionais e internacionais, os quais auxiliaram o desenvolvimento desse estudo.  Como resultados destaca-se que a análise do empreendedorismo feminino sob as lentes da estratégia como prática, traz o foco da observação para o sujeito estrategista, contribuindo assim, com a compreensão da prática institucional, ou seja, uma investigação que parte do micro para o macro. Essa análise é uma das principais contribuições teóricas desse estudo, fortalecendo um campo de pesquisa ainda em construção. Há, ainda, a contribuição com o campo de Estudos Organizacionais, pois ao se entender que o empreendedorismo é um fenômeno pluridisciplinar e transdisciplinar, faz surgir dados que proporcionam novas visões sobre a natureza e a realidade do fenômeno pesquisado.

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Biografia do Autor

Flávia Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS

José Ednilson Matos Júnior, Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS

Darlane Amorim Vieira, Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS

Eúde do Amor Cornélio, Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS

Felipe Borges de Santana, Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Santos, F. O., Matos Júnior, J. E., Vieira, D. A., Cornélio, E. do A., & de Santana, F. B. (2020). Empreendedorismo Feminino Sob a Perspectiva da Estratégia como Prática e Teoria Institucional. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 12(3), 511–527. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2020.v12i3.512

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