Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório

Autores

  • Dimária Silva e Meirelles Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Felix Hugo Aguero Diaz Leon Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Luciano Augusto Pereira dos Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Rachel Neves Dias Francisco Faculdade Sumaré

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.302

Palavras-chave:

Tecnologia. Serviços. Competência Tecnológica. Educação a Distância.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os elementos componentes das competências tecnológicas em serviços por meio do estudo do uso da tecnologia e seus impactos nas práticas organizacionais. A abordagem de pesquisa incluiu uma etapa qualitativa, baseada em entrevistas com desenvolvedores, usuários e gestores de tecnologia. A principal contribuição da pesquisa foi a identificação das tecnologias utilizadas a partir de uma perspectiva que reúne tanto a perspectiva do usuário quanto do desenvolvedor, onde são analisados os desdobramentos em termos de práticas organizacionais e desempenho no segmento de Educação a Distância (EAD). A análise das entrevistas sugere que ainda há resistência na adoção da tecnologia e o desenvolvimento da competência tecnológica ainda encontra-se nos estágios iniciais. Nos casos em que a tecnologia é utilizada com intensidade, as mudanças nas práticas e no desempenho ocorrem indistintamente, com benefícios claros em termos de rapidez, eficiência e ganhos de escala.

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Biografia do Autor

Dimária Silva e Meirelles, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre e Doutora em Economia Industrial e da Tecnologia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta Universidade Presbiteriana Mackenzie, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Administração de Empresas. Alameda Serra da Mantiqueira 259 M Nuvens, Itapevi-SP CEP 06696250. E-mail: dmeirelles@gmail.com

Felix Hugo Aguero Diaz Leon, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Professor nos cursos de graduação e Pós Graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie Pesquisador do grupo GETCOS - Rua frei caneca 546/508, CEP: 01307000, São Paulo-SP. E-mail: Felix.leon@mackenzie.br

Luciano Augusto Pereira dos Santos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor Convidado da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor da Faculdade Fappes. Rua José Maria Lisboa, 679/62, CEP 01423-001, São Paulo, SP. E-mail: sanpol@uol.com.br

Rachel Neves Dias Francisco, Faculdade Sumaré

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora da Faculdade Sumaré e FAPPES. Rua Paulo de Avelar, 66/ apto 134 CEP 02343-010 São Paulo, SP. E-mail: rachelndf@gmail.com

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Publicado

2017-08-02

Como Citar

Meirelles, D. S. e, Aguero Diaz Leon, F. H., Santos, L. A. P. dos, & Francisco, R. N. D. (2017). Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 9(2), 140–166. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.302

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