Turnover no Varejo: Estudo em uma Rede Supermercadista em Belo Horizonte - MG
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.272Palavras-chave:
Varejo, Turnover, Recursos HumanosResumo
Este relato apresenta resultados de um estudo de caso sobre a configuração do turnover e seu gerenciamento na Organização Verdemar, empreendimento atuante no varejo alimentício em Belo Horizonte (MG). O objetivo foi identificar os motivos de desligamento na organização e as políticas para seu gerenciamento. Para tanto, realizou-se pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como método a pesquisa documental (dados do turnover da organização) e de campo (entrevistas a especialistas de RH e líderes da organização, bem como questionários aplicados a amostra de 253 funcionários). O trabalho nos finais de semanas, o expediente característico da atividade e os excessos de faltas e atestados foram os motivos mais representativos para o desligamento. As principais práticas de gerenciamento do turnover levantadas foram a melhoria dos critérios de seleção e o treinamento dos profissionais. Verificou-se que organização possui percentuais de turnover abaixo da média nacional do segmento, justificado pela avaliação positiva dos funcionários a respeito das políticas de RH instituídas. Conclui-se que o investimento nas políticas e práticas de recursos humanos gera resultados tangíveis para o negócio.
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