Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders Através da Análise de Conteúdo

Autores

  • João Maurício Gama Boaventura Universidade de São Paulo
  • Luis Guilherme Paulon Fontes Universidade de São Paulo
  • Greici Sarturi Universidade de São Paulo
  • Eduardo Armando Fundação Instituto de Administração - FIA

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.261

Palavras-chave:

Análise de conteúdo, Saliência, Gestão de Stakeholders

Resumo

É notória a integração da Teoria dos Stakeholders à área de Estratégia Empresarial, evidência explícita é o título da obra seminal desta teoria, a de Freeman (1984): Strategic Management - a stakeholder approach. Desde então, o campo de Stakeholder Strategy evoluiu consideravelmente em termos conceituais e instrumentais. Vários modelos foram desenvolvidos, entre eles o modelo de saliência de stakeholders proposto por Mitchell et al. (1997). Esta pesquisa contribui para o campo de Stakeholder Strategy ao ter como objetivo desenvolver uma metodologia de análise de conteúdo para a análise da saliência de stakeholders. O modelo de Saliência baseia-se na percepção dos gestores quanto a posse dos atributos Poder, Legitimidade e Urgência pelos stakeholders. A combinação entre os três atributos gera 7 classes de stakeholders. O método proposto neste estudo é composto de seis etapas: 1) definição da fonte de dados, 2) definição das seções do documento a serem analisadas, 3) definição das palavras chave, 4) critérios de associação entre stakeholder e atributo, 5) critérios para identificação da presença do atributo, 6) processamento da análise. Os resultados indicaram que a metodologia é operacionalmente aplicável, uma vez que foi possível identificar, na amostra testada, as classes de stakeholders propostas por Mitchell et al. (1997). A pesquisa apresenta uma contribuição metodológica para a análise do modelo de saliência o que pode auxiliar os pesquisadores no acesso a uma maior quantidade de informações sobre a percepção dos gestores em relação aos stakeholders

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Biografia do Autor

João Maurício Gama Boaventura, Universidade de São Paulo

Doutor e mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Coordena o grupo de pesquisa Stakeholders & Networks indexados pelo CNPq. Atualmente, é editor-chefe do RBGN - Revista Brasileira de Gestão de Negócios. Desenvolve pesquisas na Área de Administração, com ênfase em Estratégia nos temas: Cenários, Estratégia, Rede de Negócios, Clusters e Stakeholders. 

Luis Guilherme Paulon Fontes, Universidade de São Paulo

Graduado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou durante quatro anos na consultoria Integration, atuando em projetos de estratégia e gestão em empresas como Johnson&Johnson, Kraft e Camil. Atualmente está empreendendo no mercado alimentar, através da sua empresa GlutenFree Box.

Greici Sarturi, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desenvolve pesquisas na Área de Administração, com ênfase em Estratégia, nos temas: Clusters de negócios e Stakeholders. Participa do grupo de pesquisa de Stakeholders & Networks. 

Eduardo Armando, Fundação Instituto de Administração - FIA

Doutor e Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Professor da Faculdade FIA de Administração e Negócios (FFIA) onde leciona em cursos de graduação e pós-graduação (Mestrado Profissional). Coordenador Adjunto do PROCED FIA e de seus módulos internacionais (pós-graduação lato sensu). Atua em temas como: Cadeias Globais de Valor, Competitividade Internacional, Globalização, Clusters e Internacionalização de Empresas.

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Publicado

2017-08-02

Como Citar

Boaventura, J. M. G., Fontes, L. G. P., Sarturi, G., & Armando, E. (2017). Critérios para Identificação da Saliência de Stakeholders Através da Análise de Conteúdo. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 9(2), 03–29. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.261

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