O papel da gestão documental nos processos de gestão do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.209Palavras-chave:
gestão do conhecimento, gestão da informação, gestão documental, arquivos, documentos.Resumo
A identificação da interface entre as atividades de gestão de documentos, da informação e do conhecimento, com o intuito de demonstrar o papel dos arquivos como auxiliares nos processos de criação e compartilhamento do conhecimento corporativo foram os elementos centrais desta pesquisa. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi contextualizado o trabalho, onde primeiramente foram definidos os temas que permeiam as teorias que compõem a Gestão da Informação e do Conhecimento, seguido pelo estudo das práticas arquivísticas e da Gestão Documental. A partir desta fundamentação teórica, foram definidas similaridades entre as disciplinas e a forma como os arquivos podem contribuir na gestão do conhecimento e suas práticas. Deste modo, o resultado esperado com esta pesquisa é a produção de uma análise que identifique a área de arquivos e seus profissionais como parte importante nos processos de gestão do conhecimento, levando a organização a ser mais eficiente nas tomadas de decisões que garantem o desenvolvimento sustentável de suas operações.
Downloads
Referências
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivo: Estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora Ufmg, 2014.
BERNARDES, Ieda Pimenta; DELATORRE, Hilda. Gestão Documental Aplicada. São Paulo: Arquivo Público do Estado de São Paulo, 2008. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2014.
BRASIL. Lei no. 8.159 de 08 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. D.O.U. Diário Oficial da União, Brasília, 09 de janeiro de 1991. Poder Executivo.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
CHOO, Chun Wei. A Organização do Conhecimento: Como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.
DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento Empresarial: Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
DUDZIAK, A.E. et al. Gestão do conhecimento em bibliotecas universitárias. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2002, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2002. 12p. Disponível em: <http://www.sibi.ufrj.br/snbu/snbu2002/oralpdf/91.a.pdf>. Acesso em 11 out. 2014.
LONGO, Rose Mary Juliano et al. Gestão do Conhecimento: A mudança de paradigmas empresariais no século XXI. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014.
LUZ, Charlley. Arquivologia 2.0: a informação digital humana. Excertos de um arquivista 2.0 no mundo digital. Florianópolis: Bookess Editora, 2010.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Disponível em: <http://tudosobre.com/concursos/3/MORIN,%20Edgar%20Os%20Sete%20Saberes.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2014.
PAES, Marilena Leite. Arquivo: Teoria e Prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
SANTOS, Vanderlei Batista dos (Org.); INNARELLI, Humberto Celeste; SOUSA, Renato Tarciso Barbosa de. Arquivística: Temas contemporâneos. 3. ed. Distrito Federal: Senac, 2013.
SCHELEMBERG, Theodor R.. Arquivos Modernos: Princípios e técnicas. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Fgv, 2006.
SENGE, Peter M.. A Quinta Disciplina: Arte e prática da organização que aprende. 27. ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2011.
SOUTO, Leonardo Fernandes (Org.). Gestão da Informação e do Conhecimento: Práticas e Reflexões. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.
STAREC, Claudio (Org.). Gestão da Informação, Inovação e Inteligência Competitiva: como transformar a informação em vantagem competitiva nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2012.
TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
TEIXEIRA FILHO, Jayme. Estratégias para o caos: sobre a Transposição de Teorias da Física e da Matemática para a Administração. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/251/boltec251c.htm>. Acesso em: 13 ago. 2014.
TURRA, Neide Catarina. Reuven Feuerstein: "Experiência de aprendizagem mediada: um salto para a modificabilidade cognitiva estrutural". Educere Et Educare, Cascavel, v. 2, n. 4, p.297-310, jul/dez. 2007. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/download/1671/1358>. Acesso em: 13 ago. 2014.
VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis; Cultura Acadêmica, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.