A Rede Social como Fonte de Informação para o Processo de Decisão de Compra

Autores

  • Camila Leoni Nascimento Universidade de São Paulo (USP)
  • Graziela Grassi Jimenez Universidade de São Paulo (USP)
  • Marcos Cortez Campomar Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2014.v6i2.153

Palavras-chave:

Processo de decisão de compra. Busca de informação. Redes sociais.

Resumo

As redes sociais têm provocado mudanças nos hábitos de consumo e nas formas de relacionamento entre empresas e consumidores, das quais emerge um consumidor mais exigente e informado. Neste trabalho objetiva-se avaliar as redes sociais como fonte de informação para a compra de bens ou serviços. No estudo, foi aplicada uma pesquisa de natureza exploratória por meio do método survey, ou levantamento, realizada por meio de entrevistas pessoais com aplicação de questionário estruturado com perguntas fechadas. A amostra do tipo não probabilística foi composta por 200 indivíduos de uma instituição de ensino superior do interior paulista. Os dados da pesquisa foram analisados de forma descritiva. De modo geral, os resultados apontaram o uso das redes sociais como fonte de busca de informações, cujo principal motivo é a praticidade. Os resultados corroboram os estudos de Kotler e Keller, quando afirmam que o consumidor busca informação nas redes sociais para subsidiar a compra, assim como Edelman e Hirshberg, quando abordam a confiança dos usuários na opinião de amigos. Para trabalhos futuros, recomenda-se verificar quais estratégias e de que forma as empresas poderiam atuar para fornecer dados mais detalhados aos internautas, visando apoiá-los no processo decisório, especialmente na busca de informações.

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Biografia do Autor

Camila Leoni Nascimento, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, Brasil

Graziela Grassi Jimenez, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em administração com ênfase em marketing e Finanças pela FEA/USP - Universidade de São Paulo, Brasil 

Marcos Cortez Campomar, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Brasil

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Nascimento, C. L., Jimenez, G. G., & Campomar, M. C. (2014). A Rede Social como Fonte de Informação para o Processo de Decisão de Compra. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 6(2), 30–47. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2014.v6i2.153

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