A Rede Social como Fonte de Informação para o Processo de Decisão de Compra
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2014.v6i2.153Palavras-chave:
Processo de decisão de compra. Busca de informação. Redes sociais.Resumo
As redes sociais têm provocado mudanças nos hábitos de consumo e nas formas de relacionamento entre empresas e consumidores, das quais emerge um consumidor mais exigente e informado. Neste trabalho objetiva-se avaliar as redes sociais como fonte de informação para a compra de bens ou serviços. No estudo, foi aplicada uma pesquisa de natureza exploratória por meio do método survey, ou levantamento, realizada por meio de entrevistas pessoais com aplicação de questionário estruturado com perguntas fechadas. A amostra do tipo não probabilística foi composta por 200 indivíduos de uma instituição de ensino superior do interior paulista. Os dados da pesquisa foram analisados de forma descritiva. De modo geral, os resultados apontaram o uso das redes sociais como fonte de busca de informações, cujo principal motivo é a praticidade. Os resultados corroboram os estudos de Kotler e Keller, quando afirmam que o consumidor busca informação nas redes sociais para subsidiar a compra, assim como Edelman e Hirshberg, quando abordam a confiança dos usuários na opinião de amigos. Para trabalhos futuros, recomenda-se verificar quais estratégias e de que forma as empresas poderiam atuar para fornecer dados mais detalhados aos internautas, visando apoiá-los no processo decisório, especialmente na busca de informações.
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