Teoria dos Jogos: Dinâmica de Ensino dos Aspectos do Processo de Decisão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i1.296

Keywords:

Dinâmica para ensino. Teoria dos jogos. Estratégias de decisão.

Abstract

Na presente pesquisa, objetivou-se avaliar a aplicabilidade do conhecimento em teoria dos jogos em simulações de disputas empresariais e verificar os efeitos das emoções sobre o processo de tomada de decisão. Foram elaboradas simulações de competição a partir do conteúdo de teoria dos jogos e aplicadas a turmas de diversos tamanhos. Durante as simulações, os participantes travam uma disputa fictícia com um colega de sala, os resultados individuais das decisões dependem não só das próprias ações mas também das decisões do adversário. O ambiente competitivo foi criado por meio de premiações e, dessa forma, os alunos foram impelidos a formular as próprias táticas para obter melhor resultado e alcançar o prêmio. O aprendizado ocorreu inicialmente pelo meio clássico de tentativa e erro. Depois que os resultados das simulações foram analisados em sala de aula, os alunos tiveram acesso à teoria e às técnicas convencionais já desenvolvidas nos meios acadêmicos. O modelo logit de escolha qualitativa foi utilizado para analisar os resultados em diferentes rodadas e turmas. Os resultados dos experimentos permitem corroborar a teoria, que em geral se mostrou robusta em prever o comportamento dos jogadores e as estratégias adotadas diante das situações apresentadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Helio Oliveira Santos, Universidade Federal do Ceará

Curso de Ciências Econômicas

Eveline Barbosa Silva Carvalho, Universidade federal do Ceará

Department of Economic Theory

References

Azevedo, G., Carvalho, F. & Silva, J.F. (2011). A Teoria dos Jogos na Estratégia de Negócios: Uma Contribuição Relevante? Texto para Discussão da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1(1), 1-29.

Fiani, R. (2006). Teoria dos jogos: para cursos de administração e economia. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Bierman, H. & Fernandez, L. (2011). Teoria dos Jogos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Pinho, D. Vasconcelos, M. (1996). Manual de Economia. 2. ed. Saraiva, São Paulo, SP.

Rocha, A. F., & Freitas, F. T. (2011). Neuroeconomia e processo decisório. Rio de Janeiro: LTC-Livro Técnico e Científico Editora S.A.

Pindyck, R. S. & Rubinfeld, D. L. (2006). Microeconomia. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Grâmigna, M. R. M. (1993). Jogos de Empresa. São Paulo: MAKRON Books.

Gujarati, D.N. (2011). Econometria Básica. 5 ed. Porto Alegre: AMGH.

Maddala, G. S. Introdução à Econometria. (2003). 3ª.ed. Rio de Janeiro: LTC-Livro Técnico e Científico Editora S.A.

Published

2017-01-02

How to Cite

Santos, H. O., & Carvalho, E. B. S. (2017). Teoria dos Jogos: Dinâmica de Ensino dos Aspectos do Processo de Decisão. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 9(1), 51–77. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i1.296