Teoria dos Jogos: Dinâmica de Ensino dos Aspectos do Processo de Decisão
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i1.296Keywords:
Dinâmica para ensino. Teoria dos jogos. Estratégias de decisão.Abstract
Na presente pesquisa, objetivou-se avaliar a aplicabilidade do conhecimento em teoria dos jogos em simulações de disputas empresariais e verificar os efeitos das emoções sobre o processo de tomada de decisão. Foram elaboradas simulações de competição a partir do conteúdo de teoria dos jogos e aplicadas a turmas de diversos tamanhos. Durante as simulações, os participantes travam uma disputa fictícia com um colega de sala, os resultados individuais das decisões dependem não só das próprias ações mas também das decisões do adversário. O ambiente competitivo foi criado por meio de premiações e, dessa forma, os alunos foram impelidos a formular as próprias táticas para obter melhor resultado e alcançar o prêmio. O aprendizado ocorreu inicialmente pelo meio clássico de tentativa e erro. Depois que os resultados das simulações foram analisados em sala de aula, os alunos tiveram acesso à teoria e às técnicas convencionais já desenvolvidas nos meios acadêmicos. O modelo logit de escolha qualitativa foi utilizado para analisar os resultados em diferentes rodadas e turmas. Os resultados dos experimentos permitem corroborar a teoria, que em geral se mostrou robusta em prever o comportamento dos jogadores e as estratégias adotadas diante das situações apresentadas.
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