Confrontando futuros: a contribuição do planejamento de cenários para pequenas empresas
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2022.v14i1.642Palavras-chave:
Planejamento de cenários, Incertezas, Tomada de decisão, Pequenas empresas, Cenários futurosResumo
Objetivo: nesta pesquisa buscou-se analisar a contribuição do planejamento de cenários na tomada de decisão em pequenas empresas do Distrito Federal. Assim, procurou-se explorar uma lacuna nesta área de conhecimento onde poucos estudos empíricos foram desenvolvidos, no Brasil, em empresas deste porte.
Método: foi desenvolvida uma pesquisa participante, de natureza qualitativa, com seis pequenas empresas do setor de comércio e serviços, aplicando o método da Global Business Network (GBN) de planejamento de cenários. Os resultados foram aferidos por entrevistas com os participantes, agregados à percepção do pesquisador durante as etapas deste planejamento.
Resultados: verificou-se uma preocupação com a situação econômica do país em todos os cenários construídos com os sujeitos de pesquisa. Todas as empresas alcançaram narrativas sobre o futuro, sendo que em quatro delas constataram-se tomadas de decisão melhores e a concepção de ideias inovadoras. Contudo, apenas em uma foi observada determinada mudança de modelo mental, principal finalidade deste tipo de planejamento, segundo autores neste tema. Questões como barreiras cognitivas e preocupações com situações do presente comprometeram o trabalho de explorar possibilidades futuras.
Conclusões: o planejamento de cenários pode trazer maior racionalidade à tomada de decisão em pequenas empresas, como verificado em metade das empresas participantes. Isto é capaz de auxiliá-las a contornar o alto índice de mortalidade que enfrentam em seus primeiros anos de atividade, bem como a melhor lidar com incertezas futuras.
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