Chatbot: Uma Solução para Melhorar a eficiência das respostas nas Secretarias de Instituições de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2021.v13i1.578Palavras-chave:
Chatbot, Secretaria de Pós Graduação Stricto Sensu, Instituição de Ensino Superior.Resumo
Objetivo: Minimizar a alta demanda da secretaria do Stricto Sensu com o desenvolvimento de um chatbot que pode ser melhorado para atender outras solicitações.
Método: A abordagem é qualitativa. O método empregado para a análise empírica é o de entrevistas. Para a análise de processos, desenvolveu-se um diagrama de Ishikawa. Os achados das análises integradas são apresentados via diagrama lógico, seguido da proposta da solução do problema com a implementação de um chatbot. Apresenta-se o plano de ações de mudanças e a avaliação de riscos.
Originalidade/Relevância: A solução ofertada melhora a eficiência das respostas na secretaria do Stricto Sensu e reduz o tempo de espera das solicitações dos estudantes, mantendo índices elevados de satisfação, diferenciando-a da concorrência.
Resultados: Mostram a organização da prática e da opção tecnológica para a superação dos desafios no processo de integração das secretarias, agravados pela situação anômala trazida pela pandemia; o avanço na parceria estratégica entre a Pro Reitoria Stricto Sensu e o curso de graduação em Tech.
Contribuição tecnológica/social: Primeira, a solução ofertada pode servir de exemplo para ajudar outras IES, incluindo outros departamentos. Segunda, a interdisciplinaridade e integração viabilizam a troca de conhecimento entre diferentes níveis educacionais, por meio da transversalidade do desenvolvimento e implementação de novas tecnologias. Terceira, os diversos benefícios que serão trazidos para a IES.
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