A relação entre a divulgação de inovação e assimetria de informação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2022.v14i1.489

Palavras-chave:

Divulgação da inovação, Assimetria de informação, Probabilidade de negociação informada, Modelagem de equações estruturais

Resumo

Objetivo: O estudo buscou analisar as estratégias de divulgação da inovação realizada pelas companhias brasileiras de capital aberto e verificar seus impactos sobre a assimetria de informação.

Método: As estratégias de divulgação da inovação foram analisadas através de 71 relatórios anuais emitidos por companhias brasileiras negociadas na B3, identificando-se seis categorias de análise: Estratégia focada em inovação, Objetivos da inovação, Alianças realizadas, Planejamento financeiro, Resultados da inovação e Prêmios obtidos. A relação entre as categorias e a assimetria de informação foi analisada por meio de modelagem de equações estruturais.

Principais resultados: Os resultados indicaram que as divulgações sobre estratégias referentes às inovações, alianças realizadas, planejamento financeiro e os prêmios obtidos podem reduzir a assimetria de informação.

Relevância/originalidade: Estudo anteriores buscam analisar a divulgação da informação, e não tratam especificamente, da inovação. Contudo, ainda que tais divulgações sejam permeadas por um sigilo, elas podem serem refletidas na negociação dos ativos.

Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo se destaca ao apresentar um modelo para análise da qualidade da divulgação da inovação, permitindo avaliar a extensão das informações. Diferentemente, estudos anteriores procuram avaliar o volume de informações divulgadas. Ademais, traça uma relação direta sobre a assimetria de informação

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Biografia do Autor

Renata Braga Berenguer de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco UFPE, Pernambuco, (Brasil).

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Pernambuco, (Brasil). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Paraíba.

Joséte Florencio dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Pernambuco, (Brasil).

Doutora em Administração Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio Janeiro, (Brasil).  Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão - PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Vasconcelos, R. B. B. de, & Santos, J. F. dos. (2022). A relação entre a divulgação de inovação e assimetria de informação no Brasil. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 14(1), e0489. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2022.v14i1.489