Estratégias de diferenciação da commodity de café
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2022.v14i1.484Palavras-chave:
Diferenciação, commodity, café, Estratégia.Resumo
Objetivo: O objetivo deste estudo é identificar as potenciais estratégias de geração de valor para diferenciação da commodity de café.
Método: O método consistiu em um estudo de caso instrumental, por meio entrevistas semiestruturadas com representantes de toda cadeia produtiva de cafés. Os dados obtidos foram analisados por meio do Tropes, categorizados e analisados no Excel e utilizados para produzir um mapa cognitivo que representasse as relações entre os resultados.
Principais resultados: Foi constatado um distanciamento entre o que pensa o produtor e o consumidor e um maior alinhamento das torrefadoras, cafeterias e pontos de vendas com os anseios dos primeiros.
Relevância/originalidade: A comercialização do café como commodity, tornou o produtor vulnerável a bruscas oscilações de preço de mercado, criando a necessidade de uma alterativa estratégica para diferenciação e geração de valor. Este trabalho contribui em trazer um direcionamento para orientar os produtores sobre como diferenciar seus produtos diante das novas realidades do mercado mundial de café.
Contribuições teóricas/metodológicas: Este trabalho identificou que há, uma divergência em relação à percepção de valor entre o produtor e o consumidor final que aponta como características de qualidade o bom sabor, o café forte e a marca. Hoje, a torrefadora é a principal responsável por gerar valor ao produto, ao ligar os anseios do cliente ao produtor. Para diferenciar seus produtos, o produtor precisaria assumir uma posição mais próxima do cliente final, verticalizando sua operação e compreendendo melhor os anseios do cliente final.
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