A Associação Da Política Nacional De Inovação Com A Relação Universidade Empresa: um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2019.v11i3.476Palavras-chave:
Inovação, Política Nacional de Inovação, BiotecnologiaResumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo bibliométrico para identificar a associação da Política Nacional de Inovação com a relação Universidade-Empresa. A coleta de dados foi realizada por meio de consulta de expressões chave na base de dados Web of Science e o tratamento dos dados foi realizado com o auxílio do software VOSviewer. Foram três os métodos bibliométricos utilizados, o primeiro foi a análise de citação, que permite identificar a base de sustentação teórica sobre o tema estudado. Depois, por meio da análise de cocitação, explora-se o cenário atual dos estudos, identificando os artigos mais citados e suas principais contribuições. O terceiro foi o acoplamento bibliográfico, onde relaciona-se as ligações entre as referências dos autores com publicações mais recentes. Como um dos principais resultados da pesquisa, foi possível analisar as tendências das pesquisas futuras relacionadas ao tema investigado, como por exemplo: a discussão da colaboração universidade-empresa no desenvolvimento de pesquisas de biotecnologia, a influência das políticas de inovação em países emergentes e os esforços na comercialização de patentesDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.