Cenários Prospectivos para a Competitividade do Varejo de Veículos no Brasil em 2040
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2018.v10i2.375Palavras-chave:
Indústria automobilística, Distribuição de veículos, Cenários prospectivosResumo
A indústria automobilística parece diante de grandes mudanças e transformações. O setor sempre se caracterizou por ser muito dinâmico e pioneiro no desenvolvimento de novas tecnologias, sejam elas de caráter produtivo ou de produto. O pilar desta indústria foi construído sob o modelo de propriedade particular dos veículos. Este cenário começou a mudar mais notadamente a partir da crise econômica de 2008 com o surgimento e popularização de plataformas de compartilhamento de bens, que podem mudar a propriedade veicular em torno do veículo como um serviço. O objetivo deste trabalho é explorar e analisar possíveis cenários prospectivos para a indústria de distribuição de verículos no país em 2040.Foram desenvolvidos quatro cenários em torno das forças motrizes desenvolvimento tecnológico e comportamento do consumidor - Democratização da mobilidade, A vez do consumidor, Nada de novo e Onde vamos parar. O trabalho conclui que a evolução da indústria está ocorrendo e a disrupção chegando. Embora não haja certeza em nenhuma previsão futura, é bastante claro que o modelo de concessionária de hoje - baseado principalmente em vender um veículo de cada vez para indivíduos e depois atender a esses carros em suas oficinas - não sairá ileso em um mundo de compartilhamento, veículos eletrificados, conectados e autônomos.
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