Estratégias de Criação de Valor Compartilhado a Serem Adotadas Diante de Cenários Prospectados para a Indústria da Construção Civil no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i3.294Resumo
Devido à repercussão no mundo empresarial sobre o desenvolvimento sustentável, observou-se um setor que impacta diretamente nos resultados de negócios e resultados sociais. A indústria da construção civil é um setor que exerce grande influência no crescimento e desenvolvimento de um país, gerando grande impacto econômico, social, cultural e ambiental sendo fundamental para a sustentabilidade do futuro. Diante desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral identificar como a indústria da construção civil deverá se posicionar frente ao mercado de criação de valor compartilhado para tornar-se mais competitiva. Esta pesquisa classifica-se como descritiva, com uma fase teórica e outra empírica de natureza qualitativa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e entrevistas exploratórias com cinco especialistas para identificar práticas de criação de valor compartilhado (CSV) da indústria da construção civil no Estado do Ceará conforme modelo proposto por Porter e Kramer (2011). Após isso, foram coletados dados de 22 empresas afim de identificar o nível de CSV e o perfil das empresas que já se inserem no modelo CSV. A análise dos dados permitiu evidenciar que a indústria da construção civil no Estado do Ceará já está inserida no que se refere a CSV, realizando práticas moderadas, destacando-se com estas práticas as médias empresas. Quanto ao nível de CSV precisa aprofundar-se especificamente no nível 3 (permite o desenvolvimento de cluster). Por fim, como recomendações para esta indústria foram listadas 17 estratégias de cunho socialmente responsáveis, sustentáveis e empresariais que buscou contribuir com ações norteadoras para consolidação de uma construção sustentável.Downloads
Referências
Barney, J. B. & Hesterly, W. S. (2007). Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA.
Bezold, C. (2010).Lessons from using scenarios for strategic foresight. Technological Forecasting & Social Change, 77, (9), 1513-1518.
Blanning, R. W. & Reinig, B. A. (1998). Building scenarios for Hong Kong using EMS. Long Rang Planning, 31, (6), 900-910.
Bockstette, V. & Stamp, M. (2011). Creating shared value: a how-to guide for new corporate evolution. Recuperado em 14 abril, 2015, de http://www.fsg.org/publications/creating-shared-value-how-guide-new-corporate-revolution#download-are.
Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, [CBCS]. (2014). Aspectos da Construção Sustentável no Brasil e Promoção de Políticas Públicas: Subsídios para a promoção da Construção Civil Sustentável. 1, Novembro.
Câmara Brasileira da Construção, [CBIC]. (2015). Desenvolvimento com Sustentabilidade. Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Recuperado em 18 janeiro, 2016 em http: www.cbic.com.br
Confederação Nacional da Indústria, [CNI]. Construção Verde: Desenvolvimento com Sustentabilidade. Brasília, 2012.
Coates, J., Durance, P., & Godet, M. (2010). Strategic Foresight Issue: introduction. Technological Forecasting & Social Change. 77, (9), 1423-1425.
Collis, I., Hussey, R. (2005). Pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman.
Cooper, D.R & Schindler, P.S. (2008). Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman.
Crane, A., Palazzo, G., Spence, L. J. & Matten, D. (2014). Contesting the value of creating shared value. California Management Review, 56, (2), 130-153.
Crivits, M.; Paredis; Houlanger, P.M.; Mutombo, E.J.K.; Bauler, T. Lefin, A. L. (2010). Scenarios based on sustainability discourses: constructing alternative consumption and consumer perspectives. Futures. 42, (10), 1035-1230,
Demo, P. (2000). Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas.
DESTATTE, P. (2010). Foresight: A major tool in tackling sustainable development. Technological Forecasting & Social Change, 77, (9), 1575–1587.
Godet, M. (2010). Future memories. Technological Forecasting & Social Change. 77, (9), 1457-1463.
______. (1993) Manual de prospectiva estratégica: da antecipação à ação. Tradução de J. Freitas e Silva. Lisboa: Dom Quixote.
Husted, B. W., Allen, D. B. & Kock, N. (2012). Value Creation through Social Strategy. Business & Society, 54(2), p. 147-186
Larson, R. & Farber, B. 2010. Estatística aplicada. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Marcial, E. C.& Grumbach, R. J. S. (2006). Cenários Prospectivos: como construir um futuro melhor. 4.ed. Rio de Janeiro: FGV.
Malhotra, N. K.; Rocha, M.C.; Altheman, E. & Borges, F.M. (2005) Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Marinotti, M. (2000). Categorização: agrupando comportamentos ou eventos em classes. Texto elaborado para uso interno na disciplina observação como fonte de dados na análise do comportamento do Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2000.
Mello, L. C. B. B. & Amorim, S. R. L. (2009, maio/ago). O subsetor de edificações da construção civil no Brasil: uma análise comparativa em relação à União Europeia e aos Estados Unidos. Produção, 19, (2), 388-399.
Morais Neto, S. de. (2013). Criação de valor compartilhado: um estudo de caso na empresa WEG S.A. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, SC, Brasil.
Oliveira, O. V. & Forte, S. H. A. C. (2009). A Indústria Bancária Brasileira: construindo cenários prospectivos e identificando as estratégias de utilização mais provável. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Lisboa, (8), 64-77.
Pfitzer, M.; Bockstette, V. & Stamp, M. (2016). Innovating for shared value. Harvard Business Review, Recuperado em 10 de junho, 2016, de https://hbr.org/2013/09/innovating-for-shared-value.
Porter, M. E., Kramer, M R. (2011). The big idea: creating shared value. Harvard Business Review, 84, (12), 78-92.
Porter, M. E., Hills, G., Pfitzer, M., Patscheke, S. & Hawkins, E. (2011). Measuring Shared Value: How to Unlock Value by Linking Social and Business Results. Recuperado em 14 de Agosto, 2015, de http:// www.fsg.org.
Porter, M. E. (1986). Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus.
Silverman, D. (2009). Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre: Artmed / Bookman.
Wright, P.; Mark J. K.; Parnell, J. (2000). Administração estratégica: conceitos. 1.ed. São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.