Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.225Palavras-chave:
Disciplinas EaD, Ensino a Distância, Motivações Acadêmicas, Teoria da Autodeterminação, Regressão logística.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo identificar os fatores motivacionais que influenciam os estudantes do curso de graduação presencial na busca por matérias ministradas na modalidade a distância. Foi aplicado um questionário em uma amostra formada por 217 discentes de uma IES pública. O instrumento de coleta de dados contou com 5 perguntas descritivas, 3 dissertativas e 11 dicotômicas. Foram estimadas regressões logísticas e realizadas análise de conteúdo buscando identificar por que alguns estudantes apresentam motivação para a realização de disciplinas na modalidade a distância enquanto outros discentes não. Como principais resultados, comprovou-se que fatores intrínsecos e extrínsecos aos estudantes influenciam na motivação por realização de matérias lecionadas em EaD. Constatou-se, ainda, que há um forte preconceito relacionado à educação a distância, gerado, principalmente, pela desconfiança quanto à qualidade do ensino desta modalidade.
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