Atrasos em projetos de TI causados por falhas na gestão dos stakeholders

Autores

  • Leonardo Lopes PUC-SP
  • Antonio Vico Mañas PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2013.v5i2.116

Palavras-chave:

Stakeholders, projects, Information Technology, deadlines, failures.

Resumo

A Tecnologia da Informação (TI) tem passado por mudanças profundas e rápidas nas últimas décadas. Nesse contexto, as organizações devem estar preparadas para implementar, sob a forma de projetos, essas tecnologias da maneira mais rápida e efetiva possível, apresentando resultados antes dos de seus concorrentes. Portanto, pode-se notar que a entrega de um projeto no prazo cada vez mais curto é essencial. Considerando tais observações, o propósito principal deste estudo é o de explorar como falhas na gestão dos stakeholders de projetos de TI podem impactar, direta ou indiretamente, os prazos finais desses projetos. A pesquisa empírica realizada, de natureza qualitativa, é do tipo exploratória e contou com a participação de gerentes de projetos de TI e de gestores de gerentes de projetos de TI, os quais responderam a uma entrevista semiestruturada e forneceram documentos de apoio à pesquisa. As transcrições das entrevistas, assim como os documentos fornecidos, foram utilizadas para a análise de conteúdo dos dados. Como resultado final, as principais falhas na gestão dos stakeholders que podem prejudicar – em sua maioria, indiretamente – a entrega pontual dos projetos de TI são identificadas e exploradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Al-Ahmad, W., Al-Fagih, K., Khanfar, K., Alsamara, K., Abuleil, S. & Abu-Salem, H. (2009). A taxonomy of an IT project failure: root causes. International Management Review, 5(1), 93-104.

Albertin, A. L. (2001). Valor estratégico dos projetos de tecnologia de informação. Revista de Administração de Empresas – RAE, 41(3), 42-50.

Albertin, A. L. (2004). Administração de informática: funções e fatores críticos de sucesso (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Boddy, D. & Buchanan, D. (1992). Take the lead: interpersonal skills for project managers. New York: Prentice-Hall.

Bloch, M., Blumberg, S. & Laartz, J. (2013, Winter). Delivering large-scale IT projects on time, on budget, and on value. McKinsey on Finance, (45), 28-35.

Bryman, A. & Bell, E. (2003). Business research methods. New York: Oxford University Press.

Chapters Brasileiros do PMI. (2008). Estudo de benchmarking em gerenciamento de projetos Brasil 2008. Recuperado em 29 de setembro de 2012, de http://www.pmsurvey.org.

Chapters Brasileiros do PMI. (2010). Estudo de benchmarking em gerenciamento de projetos Brasil 2010. Recuperado em 29 de setembro de 2012, de http://www.pmsurvey.org.

Chapters do PMI. (2011). PMsurvey.org 2011 edition. Recuperado em 29 de setembro de 2012, de http://www.pmsurvey.org.

Cleland, D. I. (1986, September). Project stakeholder management. Project Management Journal, 17(4), 36-44.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto (3a ed.). Porto Alegre: Artmed.

Dale, E. (1978). Management: theory and practice (4th ed.). Tokio: McGraw-Hill Kogakusha.

Dolphin, R. R. (2005). Internal communications: today’s strategic imperative. Journal of Marketing Communications, 11(3), 171-190.

Freeman, R. E. (1984). Strategic management: a stakeholder approach. USA: Pitman.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed.). São Paulo: Atlas.

Gonçalves, C. A. & Meirelles, A. M. (2004). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas.

Gresse Von Wangenheim, C. (2009). Melhoria de processo de software. Recuperado em 30 setembro de 2012, de http://www.inf.ufsc.br/~gresse/download/SECCOM2009-talk-vpdf.pdf.

Jergeas, G. F., Williamson, E., Skulmoski, G. J. & Thomas, J. L. (2000). Stakeholder management on construction projects. AACE International Transaction, p. 12.1-12.6.

Karlsen, J. T. (2002, December). Project stakeholder management. Engineering Management Journal, 14 (4), 19-25.

Keen, P. G. W. (1993). Information technology and the management difference: a fusion map. IBM Systems Journal, 32(1), 17-39.

Laudon, J. P. & Laudon, K. C. (2004). Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital (5a ed.). São Paulo: Prentice Hall.

Laurindo, F. J. B. (2008). Tecnologia da informação: planejamento e gestão de estratégias. São Paulo: Atlas.

Legris, P. & Collerette, P. (2006). A roadmap for IT project implementation: integrating stakeholders and change management issues. Project Management Journal, 37(5), 64-75.

Luftman, J. N., Lewis, P. R. & Oldach, S. H. (1993). Transforming the enterprise: the alignment of business and information technology strategies. IBM Systems Journal, 32(1), 198-221.

Marchewka, J. T. (2002). Information technology project management – providing measurable organizational value. USA: Wiley.

Mcmanus, J. (2004). Managing stakeholders in software development projects. UK: Elsevier.

Meredith, J. R. & Mantel, S. J. (2012). Project management: a managerial approach (8th ed.). USA: John Wiley & Sons.

Molena, A. (2011). A comunicação na gestão de projetos: melhorando a comunicação (maior razão do sucesso ou fracasso) nos projetos com apoio na comunicação social. Rio de Janeiro: Ciência Moderna.

Mulcahy, R. (2009). PMP Exam Prep (6th ed.). USA: RMC Publications.

Nicholas, J. & Hidding, G. (2010). Management principles associated with IT project success. International Journal of Management and Information Systems, 14(5), 147-156.

Office of Government Commerce – OGC. (2007). ITIL Service Transition. Great Britain: TSO.

Phillips, J. (2003). Gerência de projetos de tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Elsevier.

Project Management Institute. (2008). Guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK) (4th ed.). USA: Project Management Institute.

Project Management Institute. (2013). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) (5th ed.). USA: Project Management Institute.

Quivy, R. & Campenhoudt, L. V. (1998). Manual de investigação em ciências sociais (2a ed.). Lisboa: Gradiva.

Qsr International. (n.d.). Sobre a QSR International e o NVivo. Recuperado em 29 setembro 2012, de http://www.qsrinternational.com/other-languages_portuguese.aspx.

Rocha, T. & Goldschmidt, A. (Coords.). (2010). Gestão dos stakeholders. São Paulo: Saraiva.

Sauer, C. & Cuthbertson, C. (2003). The state of IT project management in the UK. Great Britain: Templeton College, Oxford University.

Swanson, R. A. & Holton III, E. F. (Coords.). (2005). Research in organizations: foundations and methods of inquiry. San Francisco: Berrett-Koehler.

Turban, E., Mclean, E. & Wetherbe, J. (2004). Information technology for management: transforming organizations in the digital economy (4th ed.). USA: John Wiley & Sons.

Turban, E., Rainer, R. K. & Potter, R. E. (2005). Administração de tecnologia da informação: teoria e prática (3a ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Vaagaasar, A. L. (2011). Development of relationships and relationship competencies in complex project. ISMPB, 4(2), 294-307.

Vergara, S. C. (2005). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas.

Vico Mañas, A. (2010). Administração de sistemas de informação (8a ed.). São Paulo: Érica.

Weill, P. & Ross, J. (2005). A matrixed approach to designing IT governance. MIT Sloan Management Review, 46(2), 26-34.

Williams, T. M. (1999). The need for new paradigms for complex projects. International Journal of Project Management, 17(5), 269-273.

Young, S. (2003, August). Why IT projects fail. Computerworld, 37(34), 44-44.

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Lopes, L., & Mañas, A. V. (2013). Atrasos em projetos de TI causados por falhas na gestão dos stakeholders. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 5(2), 155–186. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2013.v5i2.116

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.