Implementação de um novo layout visando à competitividade global no setor de customização da maior indústria de confecção de vestuário da América Latina

Authors

  • Rafaella de Freitas Gurgel Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Hélio Roberto Hékis Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ricardo Pires de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lawrence Cézar Medeiros Araújo de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maíra Luciano Sidrim Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lara Cavalcante Freitas da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i3.319

Keywords:

Customização, Fluxos de processos, Planejamento Sistemático de Layout (SLP), Projeto de Layout.

Abstract

O objetivo deste estudo é avaliar e otimizar o arranjo físico do setor da customização da maior indústria de confecção de vestuário da América Latina, por meio do Planejamento Sistemático de Layout (SLP). Três novos layouts foram elaborados, o que melhor atendeu às necessidades do projeto foi implementado, gerando melhorias como: eliminação do maior fluxo de deslocamento entre os carrosséis e as esteiras, maior integração entre os demais setores, redução da quantidade de operadores no setor, aumento da qualidade final do produto, redução de perdas e retrabalho, melhoraria das condições ergonômicas dos operadores e redução do lead time da peça. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafaella de Freitas Gurgel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Engenheira de Produção formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2012). Possui experiência na área de Gestão e Varejo. Gerente de operações desde 2013.

Hélio Roberto Hékis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas - Área de concentração - Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2004). Mestre em Administração - Gestão Estratégica das Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/ESAG (1999). Especialista em Auditoria Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (1992). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1988). Editor Chefe da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde - R-BITS (ISSN: 2236-1103). Professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Avaliador Institucional e de Cursos pelo INEP/MEC. Líder do Grupo de Pesquisa (Estratégias em Serviços Hospitalares e Inovação em Saúde - ESHIS), ligado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFRN. Pesquisador do Núcleo de Inovação Tecnológica em Saúde (NITS), ligado ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS). Professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção Curso de Mestrado em Engenharia de Produção da UFRN - área de Gestão do Conhecimento Organizacional; É consultor do Departamento de Ciência e Tecnologia - DECIT, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos - SCTIE, do Ministério da Saúde. . Foi Vice-Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Onofre Lopes HUOL/UFRN. Foi Chefe da Unidade de Telessaúde da Maternidade Escola Januário Cicco - MEJC; Foi Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da UFRN. Foi Professor da Universidade Aberta do Brasil - UAB, vinculado ao Curso de Administração Pública da UFRN. Foi Diretor Geral do Grupo Estácio Participações - Unidade de Espírito Santo. Foi Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Santa Catarina - CRC/SC.

Ricardo Pires de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Engenheiro Físico, graduado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar -2006), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - 2012) e doutor em Engenharia Mecânica pela UFRN (2015) com foco em pesquisa operacional e planejamento de experimentos visando otimização de processos produtivos. Vivência em planejamento de produção e planejamento de demanda de grandes industriais, tais como 3M do Brasil e Suzano Papel e Celulose S/A. Atuou em projetos Six Sigma, com a utilização de ferramentas estatísticas.Atualmente atua como professor adjunto em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, ministrando disciplinas de Métodos Numéricos, Pesquisa Operacional I, Pesquisa Operacional II, Tópicos Especiais em Pesquisa Operacional, Gestão da Qualidade, Sistemas de Gestão da Qualidade e Auditoria da Qualidade.

Lawrence Cézar Medeiros Araújo de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2015). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Potiguar – UnP (2014). Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2011). Atualmente trabalhando na área de inovação tecnológica e propriedade industrial como Engenheiro de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Maíra Luciano Sidrim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrado em andamento em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - linha de pesquisa Estratégia e Qualidade. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Faculdade Boa Viagem (2015). Tem experiência nas áreas de Gestão de Qualidade e Segurança Alimentar. Trabalha atualmente com Inovação em Saúde.

Lara Cavalcante Freitas da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em  Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduação em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2016). Bacharel em Ciências e Tecnologia pela UFRN (2014). Membro do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde/UFRN (LAIS-UFRN), atuando na área de inovação em saúde.  Aluna de iniciação cientifica com bolsa PIBIC-CNPQ com pesquisas cientificas em física de partículas e campo (2014).

References

ASSOCIAÇÃO Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções – ABIT (2008). Disponível em: <http://www.abit.org.br>. Acesso em: 12 jul. 2012.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (2000). BNDES Setorial. Rio de Janeiro: 12, 17-50. ISSN 1414-9230.

Chiavenato, I. (2005). “Comportamento Organizacional: A Dinâmica do Sucesso das Organizações”. Rio de Janeiro: Campus, 2.

Corrêa, H. L.; Corrêa, C. A. (2006). “Administração de Produção e Operações”. São Paulo: Atlas, 2.

Emami, S; Nookabadi, A.S. (2013). “Managing a new multi-objective model for the dynamic facility layout problem. International Journal of Advanced Manufacturing Technology”, 1-14.

Francischini, P.G.; Fegyveres, A. (1997). “Arranjo físico”. In: Edgard Blucher; Fundação Vanzolini. Gestão e operações: a engenharia de produção à serviço da empresa. São Paulo: Edgard Blucher - Fundação Vanzolini, 155-164.

Gaither, N.; Frazier, G. (2001). “Administração da Produção e Operações”. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 8.

Garcia-Diaz, A.; Smith, J. M. (2008). “Facilities Planning and Design”. Upper Saddle River: Prentice Hall.

Gil, A. C. (2009). “Como elaborar projetos de pesquisa”. São Paulo: Atlas.

Lin, Q.L; Liu, H.C; Wang, D.J; Liu, L. (2013). “Integrating systematic layout planning with fuzzy constraint theory to design and optimize the facility layout for operating theatre in hospitals”. Journal of Intelligent Manufacturing.

Muther, R. (1973). “Systematic Layout Planning”. Boston: Cahners Books, 2.

Muther, R.; Wheeler, J. D. (2000). “Planejamento Simplificado de Layout: sistema SLP”. São Paulo: IMAM.

Pelissari, A. S.; Gonzalez, I. V. f. P.; Vanalle, R. M. (2011). “Gestores de Pequenas Empresas: Estudo do Papel e das Funções Gerenciais”. In: SEGeT. IV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Resende/RJ, 1, 1-16.

Schmenner, R. W. (1995). “Service operations management”. Englewood Cliffs: Prentice Hall.

Silva, E. L.; Menezes, E. M. (2001). “Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação”. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC.

Slack, N.; Chambers, S.; Johnston, R. (2009). “Administração da produção”. São Paulo: Atlas, 3.

Tortorella, G. L.; Fogliatto, F. S. (2008). “Planejamento sistemático de layout com apoio de análise de decisão multicritério”. Produção, 18, 3, 609-624.

Villar, A. M.; Nóbrega Júnior, C. L. (2004). “Planejamento das instalações industriais”. João Pessoa: Manufatura.

Tompkins J; White, J. (1984). “Facilities planning”. Wiley, New Jersey.

Published

2017-09-02

How to Cite

Gurgel, R. de F., Hékis, H. R., Souza, R. P. de, Moura, L. C. M. A. de, Sidrim, M. L., & Silva, L. C. F. da. (2017). Implementação de um novo layout visando à competitividade global no setor de customização da maior indústria de confecção de vestuário da América Latina. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 9(3), 69–91. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i3.319

Most read articles by the same author(s)