UM ESTUDO SOBRE O POTENCIAL DO BRASIL COMO PÓLO DE OFFSHORING DE SERVIÇOS <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v1i1.6</strong>
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2009.v1i1.6Resumo
A transferência de parte ou de toda uma cadeia de valores para um local com menores custos – denominada Offshoring - tem se expandindo por vários países do mundo. A princípio, as empresas terceirizavam serviços para países em desenvolvimento para reduzir custos, hoje, também o fazem para ter acesso à mão-de-obra qualificada. Neste estudo, objetiva-se identificar o potencial do Brasil como provedor de serviços para outros países. Para tanto, estabeleceu-se uma comparação entre as características do Brasil e da Índia, levando em conta os drivers (direcionamentos) que a tornaram o principal pólo de offshoring de serviços da atualidade. Constatou-se que, embora a capacidade criativa e profissional do brasileiro seja reconhecida internacionalmente, o percentual de pessoas com fluência em língua inglesa é insuficiente para expansão de call centers, back-office e outros tipos de offshoring no Brasil.
Palavras-chave: Offshoring. Terceirização. Estudo comparativo. Brasil. Índia.
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