Principais fatores que influenciam a intenção de compra de bens virtuais em jogos gratuitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2022.v14i1.582

Palavras-chave:

Bens virtuais, Consumo, Comportamento do Consumidor

Resumo

Objetivo: Identificar os fatores que influenciam a intenção de compra de bens virtuais em jogos gratuitos.

Metodologia. Pesquisa quantitativa que utilizou de um modelo com nove dimensões para compreender o comportamento de compra em games gratuitos, com a utilização da modelagem de equações estruturais para verificar a sua adequabilidade.

Originalidade/valor: Esta pesquisa investigou o papel mediador da atitude no comportamento de compra de itens virtuais e testou sua aplicação no contexto brasileiro.

Constatações: Os resultados indicaram a atitude e o valor percebido como principais influenciadores da intenção de compra. A atitude desempenhou papel mediador entre as variáveis do modelo e a intenção de compra, com os construtos norma subjetiva e percepção de justiça como seus principais preditores.

Limitações: Uso de apenas aspectos funcionais que influenciam a intenção de compra e pouca representatividade feminina na amostra.

Contribuições/ImplicaçõesEsse estudo contribui de forma prática ao identificar os fatores de maior influência na intenção de compra de bens virtuais e oferece um modelo que auxilia nos estudos que buscam compreender o comportamento de compra dos jogadores.  

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Biografia do Autor

Monalisa da Costa Serafim, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Paraíba, (Brasil). 

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Paraíba, (Brasil). Bolsista de doutorado da Universidade Federal da Paraíba.

Gabriel Freitas Gonçalves, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Paraíba, (Brasil). 

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Paraíba, (Brasil). Docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai, na unidade Albano Franco em Campina Grande-PB.

Dayvisson Emanoel Silva de Souza, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Paraíba, (Brasil). 

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Paraíba, (Brasil). 

Ítalo Anderson Taumaturgo dos Santos, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo (Brasil).

Doutorando em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP, São Paulo, (Brasil). Professor assistente do Curso de Logística da Universidade de Pernambuco - UPE.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

Serafim, M. da C., Gonçalves, G. F., de Souza, D. E. S., & dos Santos, Ítalo A. T. (2022). Principais fatores que influenciam a intenção de compra de bens virtuais em jogos gratuitos. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 14(1), e0582. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2022.v14i1.582