Inovações da Indústria 4.0 na Gestão de Processos na Prestação de Serviços na Construção Civil
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2020.v12i3.500Palavras-chave:
Construção 4.0, Industria 4.0, Construção Civil, Quarta RevoluçãoResumo
Objetivo: Este estudo tem por objetivo compreender o impacto das inovações tecnológicas da Indústria 4.0 na prestação de serviços no setor da Construção Civil.
Projeto / metodologia / abordagem: Pesquisa documental de abordagem qualitativa levantando dados de relatórios ligados ao segmento de construção civil (CBIC, 2016a, 2016b, 2018; SEBRAE, 2020; KPMG, 2016; WEF, 2016). A pesquisa seguiu-se em seis etapas: formular o problema, estabelecer um plano conceitual, realizar a pesquisa, coletar as informações, analisar e empreender uma avaliação geral (Létourneau, 2011; Silveira Gontijo & Motta Alves, 2019).
Constatações: O conhecimento que circula por entre os profissionais prestadores de serviços no setor da Construção Civil tende a ser subjetivamente construído a partir da prática do operador do setor. Práticas artesanais ainda dominam os processos da construção civil, no entanto, a industrialização do setor através do concreto usinado, uso de máquinas e automação pode viabilizar a transformação tecnológica.
Limitações/implicações da pesquisa: O acesso a documentos ou mesmo disponibilidade dos mesmos é um desafio para o dimensionamento do fenômeno da Indústria 4.0 na Construção Civil. Buscou-se publicações de acesso público, no entanto, foi possível uma visão geral do estado da arte em termos de digitalização nos processos de construção.
Originalidade /valor: Os fenômenos tecnológicos abordados neste artigo fazem parte de um contexto da Quarta Revolução Industrial que através da Industria 4.0 (Madsen, 2019; Santos et al. 2019). Na Construção Civil essa transformação digital através da automação e digitalização dos processos o fenômeno da Indústria 4.0 se manifesta como Construção 4.0 (Craveiro et al., 2019).
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