A relação entre a divulgação de inovação e assimetria de informação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2022.v14i1.489Palavras-chave:
Divulgação da inovação, Assimetria de informação, Probabilidade de negociação informada, Modelagem de equações estruturaisResumo
Objetivo: O estudo buscou analisar as estratégias de divulgação da inovação realizada pelas companhias brasileiras de capital aberto e verificar seus impactos sobre a assimetria de informação.
Método: As estratégias de divulgação da inovação foram analisadas através de 71 relatórios anuais emitidos por companhias brasileiras negociadas na B3, identificando-se seis categorias de análise: Estratégia focada em inovação, Objetivos da inovação, Alianças realizadas, Planejamento financeiro, Resultados da inovação e Prêmios obtidos. A relação entre as categorias e a assimetria de informação foi analisada por meio de modelagem de equações estruturais.
Principais resultados: Os resultados indicaram que as divulgações sobre estratégias referentes às inovações, alianças realizadas, planejamento financeiro e os prêmios obtidos podem reduzir a assimetria de informação.
Relevância/originalidade: Estudo anteriores buscam analisar a divulgação da informação, e não tratam especificamente, da inovação. Contudo, ainda que tais divulgações sejam permeadas por um sigilo, elas podem serem refletidas na negociação dos ativos.
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo se destaca ao apresentar um modelo para análise da qualidade da divulgação da inovação, permitindo avaliar a extensão das informações. Diferentemente, estudos anteriores procuram avaliar o volume de informações divulgadas. Ademais, traça uma relação direta sobre a assimetria de informação
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