Diligência da Inovação: Estudo de Caso sobre uma Metodologia de Avaliação Tecnológica no Contexto de NIT’S Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2019.v11i2.358Palavras-chave:
Núcleos de Inovação Tecnológica, Transferência de Tecnologia, Avaliação Tecnológica, Empreendedorismo Acadêmico, UniversidadesResumo
Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT's) no Brasil são um fenômeno recente e ainda em processo de amadurecimento. Inspirados nos Escritórios de Transferência de Tecnologia internacionais, cumprem a missão de incentivar o transbordamento do conhecimento das universidades e centros de pesquisa de modo a promover a inovação e o desenvolvimento nacional. Por uma série de motivos, o contexto dos NIT's brasileiros se caracteriza pela ausência de suporte e escassez de recursos humanos, com equipes pequenas e pouca estrutura institucional para cumprir a missão a que são destinados. Deste modo, o processo de transferência de tecnologia e incentivo à inovação se torna mais árduo que o usual, além de pouco conhecimento ter sido produzido para a orientação dos NIT's perante à realidade da estrutura brasileira. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma metodologia voltada para suporte ao processo de transferência de tecnologia em um contexto nacional. A pesquisa se baseia em um estudo de caso cuja coleta de dados se deu por meio de entrevistas e materiais internos de uma organização reconhecida pelo trabalho com NIT's em diversas regiões do Brasil. Os resultados se destacam pelo ineditismo em propor um processo formalizado na avaliação de tecnologias para transferência em contextos de escassez de recursos. Além do processo apresentado, o artigo complementa com detalhamento de boas práticas e desafios específicos nas discussões finais. Espera-se, deste modo, oferecer suporte aos NIT's nacionais e avançar as pesquisas relativas a estágios de maturidade de mecanismos ligados aos processos de transferência tecnológica.Downloads
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