IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: BARREIRAS E FACILITADORES EVIDENCIADOS NA LITERATURA BRASILEIRA ESPECIALIZADA <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v3i1.30</strong>
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2011.v3i1.30Resumo
Nesse artigo busca-se reunir as evidências empíricas das principais barreiras e facilitadores da implementação de diferentes estratégias nas organizações no Brasil. Trata-se de um ensaio teórico que parte da corrente de estudos que concebe a estratégia como uma prática social, com conclusões baseadas em pesquisas nas principais publicações brasileiras de 2000 a 2007. No trabalho busca-se responder simultaneamente a três questões colocadas pelos estudiosos de estratégia no Brasil: a publicação de estudos teóricos tem diminuído consideravelmente nos encontros especializados em nosso país, podendo assim cair em um empirismo sem grandes reflexões teóricas; a área possui posição colonizada frente aos estudos anglo-saxônicos e; há uma carência de estudos sobre os processos de implementação de estratégias, já que o foco de pesquisas é predominante em relação a formulação de estratégias. Não se descarta reflexões e consultas a literatura internacional nesse estudo, em especial nos aportes teóricos da estratégia como prática, mas busca-se reunir conhecimento nacional que ilustre a realidade das organizações brasileiras sobre o assunto. No artigo conclui-se que alguns fatores que facilitam a efetiva implementação de estratégias podem se constituir em barreiras, dependendo de como a estratégia é realizada na prática pelos indivíduos e grupos em constante interação nas organizações.Palavras-Chave: Implementação de estratégia; estrategia como prática; estratégia no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.