Programas de Fidelização na Era Digital: uma Análise Comportamental do Consumidor no Setor de Restaurantes.

Autores

  • Roberto Ilidio FIA - Fundação Instituto de Administração
  • Julia Pinheiro Rizzi FIA - Fundação Instituto de Administração
  • Henrique Senna FIA - Fundação Instituto de Administração http://orcid.org/0000-0001-9312-1677
  • Guilherme de Paula Florêncio

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2018.v10i1.291

Palavras-chave:

Pesquisa de mercado, Marketing, Fidelização de clientes, Programas de fidelidade

Resumo

Com a importância crescente do mercado de restaurantes e a expressiva expansão da internet no Brasil, soluções de fidelização tendem a migrar para um formato digital, baseada em aplicativos para smartphones em detrimento de soluções baseadas em cartões e carimbos. O presente trabalho tem como objetivo principal quantificar, definir perfil e classificar preferência dos consumidores adeptos, ou com potencial à adesão, a soluções de programas de fidelização para restaurantes. Os números do mercado de restaurantes e de internet no Brasil são levantados para dimensionar o potencial destas soluções de fidelização baseado em internet. A pesquisa predominantemente quantitativa consistiu em aplicar questionário pela internet. Coletou-se 220 respostas válidas, e obteve-se intervalo de confiança de 95% e erro amostral de 6,6%. Utilizou-se testes de hipótese ANOVA e modelos de regressão para quantificar a correlação entre variáveis estudadas. Concluiu-se que a variável renda tem a maior capacidade de explicar a adesão a programas de fidelidade para restaurantes, assim como ocorre também em outros segmentos, e que estes programas geram fidelidade comportamental e atitudinal. Além disso, soluções digitais são bem aceitas, abrindo espaço para novas alternativas de programas de fidelidade.

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Publicado

2018-04-01

Como Citar

Ilidio, R., Rizzi, J. P., Senna, H., & Florêncio, G. de P. (2018). Programas de Fidelização na Era Digital: uma Análise Comportamental do Consumidor no Setor de Restaurantes. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 10(1), 160–187. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2018.v10i1.291

Edição

Seção

Artigo Tecnológico