AVALIAÇÃO DE CUSTOS: ESTRUTURAÇÃO DE UM MODELO <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v1i2.16</strong>
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2009.v1i2.16Resumo
Neste estudo, objetiva-se a construção de um modelo de avaliação dos custos, com a finalidade de prover aos gerentes e decisores informações para tomada de decisões. Na perspectiva de posicionamento estratégico, o julgamento das variáveis envolvidas num sistema de custos é fator expressivo para o sucesso empresarial. Neste sentido, fez-se uma tratativa de abordagens contemporâneas que envolvem custos – Teoria das Restrições, Balanced Scorecard e Gestão Estratégica de Custos – e discorreu-se sobre a avaliação dos custos. Entende-se que este é um fator relevante e que deve ser considerado para as decisões empresariais. Além disso, apontou-se alguns aspectos da Metodologia MCDA, recomendada à construção de um modelo de avaliação de custos e, por fim, construiu-se o modelo para complementar este estudo. Neste ponto, foram compiladas as variáveis de custos das três abordagens. Com isso, criou-se um repositório de diversas variáveis, cuja utilização e combinação dependem dos interesses e necessidades dos responsáveis por sua construção nas empresas. Assim, o número de variáveis a serem consideradas segue a complexidade do problema e da solução necessária. Por meio de encontros com o grupo de estudos, o modelo foi sendo construído, revisado e reconstruído até se chegar a um consenso. A partir disso, concluiu-se que um modelo de avaliação dos custos, quando construído de acordo com as características e necessidades de cada organização, pode ser a base para tornar a contabilidade mais útil para as empresas.
Palavras-chave: Avaliação dos custos. Mensuração dos custos. Estratégia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista; • O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s); • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es); • É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação dos artigos às normas da publicação.
Os artigos publicados estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.