Comportamento do Consumidor Educacional: seu Perfil e o Processo de Decisão de Compra

Authors

  • Alessandra Daiana Schinaider UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Paloma de Mattos Fagundes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Anelise Daniela Schinaider UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.252

Keywords:

Comportamento do consumidor, Perfil educacional, Processo decisório, Estratégias de marketing

Abstract

O estudo do comportamento do consumidor é importante para elaboração das estratégias de marketing da empresa visando atender seu público-alvo, garantindo a satisfação dos seus clientes. Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor do Centro Universitário Internacional – UNINTER identificando seu perfil e como acontece seu processo de decisão de compra. Foi realizado um estudo de caso com uma pesquisa qualitativa-quantitativa e descritiva utilizando a técnica de amostragem não-probabilística por conveniência. Verificou-se que o perfil feminino jovem que possui uma vida financeira independente é o principal público-alvo desse centro universitário. Além disso, o comportamento do consumidor educacional enquadra-se em um perfil econômico e de estudante não-tradicional tendo seu processo decisório de compra influenciado por diversos fatores culturais, pessoais, sociais e psicológicos. Os resultados permitem entender o comportamento do consumidor educacional do centro universitário auxiliando os profissionais de marketing na elaboração de melhores estratégias para atingir esse público.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Carvalho, A. (2013). Qualidade e educação a distância. Recuperado em 10 de abril de 2015, de http://www.administradores.com.br/artigos/academico/qualidade-e-educacao-a-distancia/74032/.

Churchill JR., G. A. & Peter, J. P. (2000). Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva.

Dias, S. R. (Coord.). (2003). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva.

Drubscky, L. (2015). Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil? Recuperado em 10 de dezembro de 2015, de http://marketingdeconteudo.com/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/.

Fachin, O. (2002). Fundamentos de metodologia (5a ed.). São Paulo: Saraiva.

Gerhardt, T. E. & Silveira, D. T. (Orgs.). (2009). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Gil, A. C. (1989). Métodos e técnicas de pesquisa social (2a ed.). São Paulo: Atlas.

Kotler, P. & Armstrong, G. (2007). Princípios de Marketing (12a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Lakatos, E. M. & Marconi, M. de A. (2010). Fundamentos de metodologia científica (7a ed.). São Paulo: Atlas.

Las Casas, A. L. (2006). Marketing: conceitos, exercícios e casos (7a ed.). São Paulo: Atlas.

Limeira, T. M. V. (2008). Comportamento do consumidor brasileiro. São Paulo: Saraiva.

Matias-Pereira, J. (2012). Manual de metodologia da pesquisa científica (3a ed.). São Paulo: Atlas.

Menezes, V. (2010). Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o comportamento de compra e suas varáveis. Recuperado em 04 de junho de 2015, de http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/comportamento-do-consumidor-fatores-que-influenciam-o-comportamento-de-compra-e-suas-variaveis/47932/.

Michel, M. H. (2009). Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais (2a ed.). São Paulo: Atlas.

Ministério da Educação. (2015). Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Recuperado em 02 de abril de 2015, de http://emec.mec.gov.br/.

Nascimento, C. L; Jimenez, G. G. & Campomar, M. C. (2014). A rede social como fonte de informação para o processo de decisão de compra. Future Studies Research Journal, v.6, n2. p. 31-47.

Oliveira, L. N. de. (2010). Comportamento do Consumidor de Educação Superior a Distância: análise das características influenciadoras e do processo de compra numa instituição baiana de ensino superior privado. Dissertação de Mestrado, Escola de Administração de Salvador da Universidade Federal da Bahia: Salvador, BA, Brasil.

Paiva, R. (2012). Gestão de Marketing Educacional (1a ed.). Curitiba: IESDE Brasil.

Samara, B. S. & Morsch, M. A. (2005). Comportamento do Consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall.

Schiffman, L. G. & Kanuk, L. L. (2012). Comportamento do Consumidor (9a ed.). Rio de Janeiro: LTC.

Silva, J. G. C. da. (2005). Métodos de pesquisa científica. Recuperado em 06 de junho de 2015, de http://www.academia.edu/3068793/Metodos_de_Pesquisa_Cientifica.

Published

2016-08-26

How to Cite

Schinaider, A. D., Fagundes, P. de M., & Schinaider, A. D. (2016). Comportamento do Consumidor Educacional: seu Perfil e o Processo de Decisão de Compra. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 8(2), 144–164. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.252

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.