Comportamento do Consumidor Educacional: seu Perfil e o Processo de Decisão de Compra
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.252Keywords:
Comportamento do consumidor, Perfil educacional, Processo decisório, Estratégias de marketingAbstract
O estudo do comportamento do consumidor é importante para elaboração das estratégias de marketing da empresa visando atender seu público-alvo, garantindo a satisfação dos seus clientes. Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor do Centro Universitário Internacional – UNINTER identificando seu perfil e como acontece seu processo de decisão de compra. Foi realizado um estudo de caso com uma pesquisa qualitativa-quantitativa e descritiva utilizando a técnica de amostragem não-probabilística por conveniência. Verificou-se que o perfil feminino jovem que possui uma vida financeira independente é o principal público-alvo desse centro universitário. Além disso, o comportamento do consumidor educacional enquadra-se em um perfil econômico e de estudante não-tradicional tendo seu processo decisório de compra influenciado por diversos fatores culturais, pessoais, sociais e psicológicos. Os resultados permitem entender o comportamento do consumidor educacional do centro universitário auxiliando os profissionais de marketing na elaboração de melhores estratégias para atingir esse público.
Downloads
References
Carvalho, A. (2013). Qualidade e educação a distância. Recuperado em 10 de abril de 2015, de http://www.administradores.com.br/artigos/academico/qualidade-e-educacao-a-distancia/74032/.
Churchill JR., G. A. & Peter, J. P. (2000). Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva.
Dias, S. R. (Coord.). (2003). Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva.
Drubscky, L. (2015). Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil? Recuperado em 10 de dezembro de 2015, de http://marketingdeconteudo.com/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/.
Fachin, O. (2002). Fundamentos de metodologia (5a ed.). São Paulo: Saraiva.
Gerhardt, T. E. & Silveira, D. T. (Orgs.). (2009). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Gil, A. C. (1989). Métodos e técnicas de pesquisa social (2a ed.). São Paulo: Atlas.
Kotler, P. & Armstrong, G. (2007). Princípios de Marketing (12a ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Lakatos, E. M. & Marconi, M. de A. (2010). Fundamentos de metodologia científica (7a ed.). São Paulo: Atlas.
Las Casas, A. L. (2006). Marketing: conceitos, exercícios e casos (7a ed.). São Paulo: Atlas.
Limeira, T. M. V. (2008). Comportamento do consumidor brasileiro. São Paulo: Saraiva.
Matias-Pereira, J. (2012). Manual de metodologia da pesquisa científica (3a ed.). São Paulo: Atlas.
Menezes, V. (2010). Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o comportamento de compra e suas varáveis. Recuperado em 04 de junho de 2015, de http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/comportamento-do-consumidor-fatores-que-influenciam-o-comportamento-de-compra-e-suas-variaveis/47932/.
Michel, M. H. (2009). Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais (2a ed.). São Paulo: Atlas.
Ministério da Educação. (2015). Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Recuperado em 02 de abril de 2015, de http://emec.mec.gov.br/.
Nascimento, C. L; Jimenez, G. G. & Campomar, M. C. (2014). A rede social como fonte de informação para o processo de decisão de compra. Future Studies Research Journal, v.6, n2. p. 31-47.
Oliveira, L. N. de. (2010). Comportamento do Consumidor de Educação Superior a Distância: análise das características influenciadoras e do processo de compra numa instituição baiana de ensino superior privado. Dissertação de Mestrado, Escola de Administração de Salvador da Universidade Federal da Bahia: Salvador, BA, Brasil.
Paiva, R. (2012). Gestão de Marketing Educacional (1a ed.). Curitiba: IESDE Brasil.
Samara, B. S. & Morsch, M. A. (2005). Comportamento do Consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall.
Schiffman, L. G. & Kanuk, L. L. (2012). Comportamento do Consumidor (9a ed.). Rio de Janeiro: LTC.
Silva, J. G. C. da. (2005). Métodos de pesquisa científica. Recuperado em 06 de junho de 2015, de http://www.academia.edu/3068793/Metodos_de_Pesquisa_Cientifica.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
1. Authors who publish in this journal agree to the following terms: the author(s) authorize(s) the publication of the text in the journal;
2. The author(s) ensure(s) that the contribution is original and unpublished and that it is not in the process of evaluation by another journal;
3. The journal is not responsible for the views, ideas and concepts presented in articles, and these are the sole responsibility of the author(s);
4. The publishers reserve the right to make textual adjustments and adapt texts to meet with publication standards.
5. Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Atribuição NãoComercial 4.0 internacional, which allows the work to be shared with recognized authorship and initial publication in this journal.
6. Authors are allowed to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
7. Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on a personal web page) at any point before or during the editorial process, as this can generate positive effects, as well as increase the impact and citations of the published work (see the effect of Free Access) at http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
• 8. Authors are able to use ORCID is a system of identification for authors. An ORCID identifier is unique to an individual and acts as a persistent digital identifier to ensure that authors (particularly those with relatively common names) can be distinguished and their work properly attributed.