O “Ranking Brasileiro de Pesquisa” e os Princípios de Berlim Para Rankings de Instituições de Ensino Superior

Authors

  • Sibele Fausto Universidade de São Paulo
  • Clara Calero-Medina Centre for Science and Technology Studies, Leiden University
  • Ed Noyons Centre for Science and Technology Studies, Leiden University

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.239

Keywords:

Rankings, Ranking Brasileiro de Pesquisa, Diretrizes, Princípios de Berlim para Rankings de Instituições de Ensino Superior

Abstract

Os rankings estão ganhando destaque como instrumentos de avaliação das instituições de ensino superior. Nos últimos anos surgiram vários rankings, tanto nacionais como internacionais. O Ranking Brasileiro de Pesquisa (BRR) foi lançado em 2014 no Brasil e mede o desempenho das instituições de pesquisa científica brasileiras. Usando um sofisticado conjunto de indicadores bibliométricos, o ranking tem como objetivo fornecer medições altamente precisas do impacto científico destas organizações e do seu envolvimento na colaboração científica, e sua fonte de dados é a base Web of Science, considerando publicações indexadas no período entre 2003 e 2012. O presente artigo analisa se o BRR segue as recomendações do documento “Princípios de Berlim para Rankings de Instituições de Ensino Superior”, elaborado em 2006 pelo Grupo Internacional de Especialistas em Rankings, contendo um conjunto de dezesseis diretrizes para orientar os produtores de rankings na elaboração de suas classificações. O cotejo das características do BRR com os princípios de Berlim mostrou que esse ranking está perto de completar sua conformidade aos princípios recomendados para rankings.

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Author Biography

Sibele Fausto, Universidade de São Paulo

Bibliotecária pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São paulo. Atua como bibliotecária no Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (DT-SIBiUSP)

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Published

2016-08-05

How to Cite

Fausto, S., Calero-Medina, C., & Noyons, E. (2016). O “Ranking Brasileiro de Pesquisa” e os Princípios de Berlim Para Rankings de Instituições de Ensino Superior. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 8(2), 211–236. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.239

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