Valores éticos de consumo e roupas ecológicas: um estudo no brasil
DOI:
https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2024.v16i1.775Palavras-chave:
Consumo consciente, Valores éticos, Roupa Sustentável, Desenvolvimento sustentável, ODSResumo
Objetivo: A pesquisa tem como objetivo investigar o consumidor brasileiro na sua intenção de compra de roupa ecológica.
Método: Para a realização do estudo foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza aplicada, com objetivo exploratório e descritivo quantitativa, transversal, com amostragem não probabilística, sendo que, a pesquisa teve por. Tomou-se por base o modelo proposto e validado por Echeverría (2017), composto de 11 fatores e 42 variáveis observáveis psicográficas, além das variáveis demográficas (sexo, idade, escolaridade e renda familiar).
Originalidade/Relevância: À medida em que a preocupação com a sustentabilidade se torna um fenômeno universal, o perfil do consumidor ecologicamente consciente evolui. O movimento da moda ecológica ganhou força e diversas empresas começaram a perceber a importância da sustentabilidade e conduta ética como fatores indispensáveis na moda. O Brasil é a maior cadeia têxtil completa do ocidente, com mais de 9,5 milhões de empregos.
Resultados: A predominância da amostra foi o gênero feminino, no tocante à escolaridade, houve um equilíbrio entre o número de respondentes entre graduação e o ensino médio, tendo a média de idade dos respondentes de 36,74 anos. Um ponto interessante do estudo e que se mostrou bastante significativo foi a influência positiva da atitude face à compra de produtos ecológicos na intenção de compra ecológica. O aumento da consciência ecológica interfere, sobremaneira, no comportamento do consumidor. A teoria do comportamento planejado pode explicar este fenômeno, pois a atitude de um indivíduo, suas crenças em relação a determinado aspecto, podem influenciar sua intenção de consumo.
Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição deste estudo consiste em fornecer o perfil do consumidor brasileiro em sua intenção de compra de roupa ecológica. Restou evidenciada a influência positiva da atitude face à compra de produtos ecológicos. O aumento da consciência no comportamento do consumidor. A grande contribuição deste estudo encontra-se na proposição de um framework teórico, que possibilita um entendimento da estrutura do comportamento do consumidor verde.
Contribuições sociais: Assumindo-se que o comportamento humano é orientado a objetivos, com base nas crenças individuais, a TCP de objetivos aplicada ao consumo propõe que a maneira como as pessoas selecionam, processam informações e agem em relação a elas depende da relevância e força de suas próprias metas gerais.
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