CROWDSOURCING, A GESTÃO DE UM NOVO PRODUTO E UM NOVO MODELO DE NEGÓCIO: A INTRODUÇÃO DO SOFTWARE LIVRE NO BRASIL <br><strong>DOI:10.7444/fsrj.v3i1.64</strong>

Autores

  • Ana Elisa Pacheco de Castro Uninove

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2011.v3i1.64

Resumo

A presente pesquisa analisará a implantação de um novo conceito de produto e modelo de negócios no Brasil, na década de 1990 e buscará traçar relações de causa e efeito por meio da elaboração de cenários. Para sua realização será utilizada a combinação de métodos indutivos e dedutivos, por entender-se que esta é a melhor maneira de analisar um ambiente complexo como o brasileiro, que apesar da unidade lingüística, contempla distinções nas cinco regiões. Espera-se com isto trazer maior entendimento sobre os estudos relacionados à implantação de empresas de tecnologia da informação no território brasileiro e ressaltar as peculiaridades deste mercado para possíveis entrantes, independente de sua área de atuação.

Palavras Chave: software livre, inovação tecnológica, crowdsourcing no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elisa Pacheco de Castro, Uninove

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado, MBA em Marketing de Serviços na ESPM. Atuou na área de marketing no segmento de tecnologia em empresas como Conectiva e Red Hat Brasil e desenvolveu trabalhos de consultoria em outras empresas de tecnologia, como a Dendrite Brasil. Organizou e coordenou, na condição de expositora, diversos eventos, alguns de cunho internacional como foi o caso do Linux World e do Expo Linux, sendo que neste último foi responsável por sua viabilização no Brasil. Atualmente como docente na área de estratégia empresarial na Universidade Nove de Julho atua nas seguintes linhas de pesqiuisa: inovação aberta, gestão do conhecimento para inovação e fluxo de conhecimento em áreas estratégicas

Publicado

2011-06-10

Como Citar

Pacheco de Castro, A. E. (2011). CROWDSOURCING, A GESTÃO DE UM NOVO PRODUTO E UM NOVO MODELO DE NEGÓCIO: A INTRODUÇÃO DO SOFTWARE LIVRE NO BRASIL &lt;br&gt;&lt;strong&gt;DOI:10.7444/fsrj.v3i1.64&lt;/strong&gt;. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 3(1), 140–168. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2011.v3i1.64