Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação

Autores

  • Smauel de Oliveira Durso Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eduardo Mendes Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.225

Palavras-chave:

Disciplinas EaD, Ensino a Distância, Motivações Acadêmicas, Teoria da Autodeterminação, Regressão logística.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar os fatores motivacionais que influenciam os estudantes do curso de graduação presencial na busca por matérias ministradas na modalidade a distância. Foi aplicado um questionário em uma amostra formada por 217 discentes de uma IES pública. O instrumento de coleta de dados contou com 5 perguntas descritivas, 3 dissertativas e 11 dicotômicas. Foram estimadas regressões logísticas e realizadas análise de conteúdo buscando identificar por que alguns estudantes apresentam motivação para a realização de disciplinas na modalidade a distância enquanto outros discentes não. Como principais resultados, comprovou-se que fatores intrínsecos e extrínsecos aos estudantes influenciam na motivação por realização de matérias lecionadas em EaD. Constatou-se, ainda, que há um forte preconceito relacionado à educação a distância, gerado, principalmente, pela desconfiança quanto à qualidade do ensino desta modalidade.

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Publicado

2016-08-26

Como Citar

Durso, S. de O., Nascimento, E. M., & Cunha, J. V. A. da. (2016). Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria da Autodeterminação. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], 8(2), 83–116. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.225

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