Resumo
No presente trabalho, o objetivo principal é compreender como os modelos de melhores práticas de governança de Tecnologia da Informação (TI) podem impactar de forma positiva o desempenho das empresas brasileiras. Para este estudo quali-quantitativo, de nível exploratório descritivo, convidaram-se, por meio de um survey eletrônico, 38 empresas brasileiras que declararam utilizar modelos de melhores práticas de tecnologia da informação. A delimitação dos construtos ocorreu a partir da visão de executivos, usuários e membros de equipes de TI. Nos resultados, indica-se que existe uma tendência entre os executivos de relacionar diretamente a adoção de modelos de melhores práticas de governança de TI aos benefícios e custos estimados. No estudo, identificou-se também que, em ambientes onde os ativos humanos especializados são essenciais para a execução eficiente e eficaz de processos, satisfazer o contratante e os usuários de serviços de TI torna-se difícil. Nos resultados sugere-se ainda que o baixo envolvimento da alta gerência na identificação de melhoria nos processos internos da organização pode impactar negativamente a agilidade de entrega de resultados.
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